Por Ze katraca
Publicada em 10/04/2021 às 09h55
Celebrando e difundindo a tradicionalidade do teatro lambe-lambe no Norte do Brasil, o Coletivo Experimental de Teatralidades (CETA) inicia neste domingo (11) ‘O Lado de Dentro: Mostra Virtual de Teatro em Miniatura’, com uma programação que abarca 14 espetáculos inscritos, 5 convidados, oficinas, debates e uma roda de conversa com as criadoras dessa linguagem das formas animadas: Ismine Lima e Denise di Santos.
O evento é gratuito e ocorrerá inteiramente on-line pelo canal no YouTube do grupo - Coletivo Experimental de Teatralidades, e pela plataforma Zoom para as oficinas “Ânima-Recicla”, da bonequeira radicada em Rondônia Tia Vavá, e “Provocações Dramatúrgicas do Teatro de Caixas”, com o artista paraense Aníbal Pacha.
Segundo o produtor da mostra, Victor Lucas Oliver, o evento está ultrapassando as expectativas do Coletivo. “Essa é nossa primeira edição e estamos felizes pelo alcance que obtivemos. Atingimos diferentes regiões do país, proporcionando a criação de obras inéditas de lambe-lambe e conhecendo espetáculos do teatro de caixas incríveis produzidos por bonequeiros do Norte. Tivemos submissões do Amazonas, Amapá, Rondônia, Roraima e Pará”, disse.
Em um período que a classe artística vem sofrendo boicotes políticos e enfrentando um período difícil por conta do fechamento de espaços culturais devido à pandemia do novo coronavírus, os realizadores de ‘O Lado de Dentro: Mostra Virtual de Teatro em Miniatura’ encontraram a possibilidade de execução através das plataformas on-line. “Fomos contemplados pela Lei Aldir Blanc, através do Prêmio Feliciano Lana, da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa (SEC/AM), o que facilitou a possibilidade deste projeto que pretendeu contribuir para a produção teatral do Norte”, ressaltou.
Mais informações podem ser encontradas no site cetaemcena.com.br/mostra ou nas redes sociais (Facebook, Twitter, TikTok, Instagram e Telegram) pelo usuário @CETAemCena.
O Lado de Dentro
O teatro de miniatura, ou teatro lambe-lambe, surgiu nos anos 1980, na Bahia com as bonequeiras Denise di Santos e Ismine Lima. A linguagem buscou reutilizar antigas máquinas dos fotógrafos lambe-lambe, caídas em desuso no século passado, para apresentações de peças curtas em formato de manipulação de objetos e personagens.
De acordo com a também produtora da mostra, Iris Brasil, o CETA encontrou no teatro lambe-lambe uma possibilidade de criação teatral que pode ser transformada para o ambiente virtual.
“Durante o início da pandemia, em março de 2020, iniciamos um projeto de miniatura que mais tarde veio a se chamar o Lado de Dentro. Conseguimos construir quatro espetáculos com a linguagem. Gostamos tanto do universo das formas animadas, que decidimos fazer a mostra para difundir e celebrar as produções de lambe-lambe da nossa região”, esclareceu.
Quem é o CETA?
O Coletivo Experimental de Teatralidades (CETA), surgido em fevereiro de 2019, é um grupo de pesquisa e criação em teatro formado por Iris Brasil, Karine Magalhães, Stephane Bacelar e Victor Lucas Oliver, de Manaus (AM). Em dois anos de formação, o coletivo já realizou seis espetáculos, participou de mostras e festivais a nível nacional, incluindo o Festival Arte Como Respiro - Cênicas, do Itaú Cultural.
Programação (Horário de Manaus)
11/04 - Abertura
14h - Oficina Ânima-Recicla
18h - Apresentação dos espetáculos ‘Lá Vem o Rio’ (AM) e ‘Luares’ (AM) + Debate com os criadores
12/04 - Lambe Cômico
14h - Oficina Ânima-Recicla
18h - Apresentação dos espetáculos ‘Pingo: O Mágico’ (AM) e ‘Até o Diabo Dizer Chega’ (PA) + Debate com os criadores
13/04 - Lambe Em Casa
14h - Oficina Ânima-Recicla
18h - Apresentação dos espetáculos ‘O Que Fazer Hoje?’ (AM), ‘Mater Dolores - Desvãos da Memória’ (PA) e ‘Falha no Tempo’ (AM) + Debate com os criadores
14/04 - Lambe Romântico
14h - Oficina Ânima-Recicla
18h - Apresentação dos espetáculos ‘O Beijo’ (AM) e ‘História de Amor no Sertão’ (AM) + Debate com os criadores
15/04 - Lambe Espacial
18h - Apresentação dos espetáculos ‘De Dentro Para Fora’ (AM) e ‘Luna’ (AM) + Debate com os criadores
16/04 - Lambe Ao Luar
18h - Apresentação dos espetáculos ‘A Estrela que Virou Encantada’ (PA) e ‘Sinfonia ao Luar’ (RO) + Debate com os criadores
17/04 - Lambe Em Lendas
14h - Oficina Provocações Dramatúrgicas do Teatro de Caixas
18h - Apresentação dos espetáculos ‘Lá Vem a Chuva’ (AM), ‘O Conto de Namu’ (AM) e ‘Marabaixo de Macapá’ (AP) + Debate com os criadores
18/04 - Encerramento
14h - Oficina Provocações Dramatúrgicas do Teatro de Caixas
18h - Apresentação dos espetáculos ‘A Gente Vai Aprender!’ (AM), ‘Drive Thru da Alegria’ (AM) e ‘Ânima Recicla - Resultado da Ofcina’(RO) + Debate com os criadores
19h - Roda de Conversa com Ismine Lima e Denise di Santos, criadoras do teatro lambe-lambe