Por Redação
Publicada em 12/04/2021 às 15h14
É só olhar ao redor para encontrar diferentes histórias sobre pequenos empreendedores que, ao utilizarem o marketing a seu favor, cresceram e prosperaram.
Neste artigo, vamos conhecer um pouco sobre a trajetória do nome por trás de uma grande rede de fast food, que já foi pequena um dia.
Afinal, todo crescimento, sobretudo empresarial, deixa para trás lições valiosas, sobre criatividade, ousadia e estratégias.
Isso pode ajudar você, que já empreendeu ou está pensando sobre o assunto, a solucionar problemas do dia a dia.
Marketing boca a boca e produto diferenciado: A receita do sucesso?
A famosa rede de fast food Kentucky Fried Chicken, mais conhecida como KFC, foi fundada por Coronel Harland Sanders.
Ele trabalhou em vários empregos, desde motorista de barcos até gerente de posto de gasolina, quando decidiu incrementar os seus negócios e passou a vender o que veio a se tornar o seu produto de maior sucesso: o frango frito.
Uma das grandes sacadas é que não se tratava de qualquer frango: este era macio, crocante e muito saboroso, uma maneira que o diferenciava das outras receitas da época.
Mais tarde, ele foi trabalhar como chefe de restaurante, onde pode aprimorar ainda mais a sua receita original.
Ele também chegou a vender de porta em porta e à beira da estrada. O sucesso veio com a expansão do negócio por meio de franquias, o que só aconteceu quando Kentucky Fried Chicken tinha mais de 60 anos.
Histórias como esta mostram que todo grande negócio começou pequeno algum dia. Portanto, aprender com eles pode ajudar você, que já empreendeu ou está pensando sobre o assunto.
A seguir, veja algumas lições de marketing de pequenos para grandes negócios:
- É preciso ter liderança
Qual é o maior desafio de uma mente criativa, que trabalha constantemente desenvolvendo novas ideias, serviços e produtos? A liderança.
É preciso ser criativo, mas, ao mesmo tempo, assumir a liderança e ter disciplina para tirar planos do papel, seja um empreendedor que está começando sozinho, ou se já conta com mais gente ao seu lado.
- Não tenha medo de inovar
Muitas vezes, a sua ideia pode parecer muito nova para um determinado mercado, mas é só questão de tempo para encontrar a receita certa, que funciona para você.
Além disso, você é livre para tentar os caminhos que desejar. A atriz Maísa, por exemplo, começou sua carreira ainda criança na televisão e não parou por aí.
Hoje, a atriz tem uma agência de marketing de influência, voltada especialmente para quem quer ser dono do próprio negócio.
- Coloque a mão na massa
Na maioria das vezes, cabe ao empreendedor ou dono do projeto dar os primeiros passos e assumir as principais funções da empresa.
Ele é responsável pelo financeiro, planejamento e execução. Também anota receitas e faz o próprio café. É nesse momento que muita gente desenvolve habilidades que nem sabia existir.
Por isso, use isso a favor dos seus negócios. Coloque a mão na massa sempre que puder e experimente criar. Plataformas como o InVideo, oferecerem um editor de vídeo que facilita o processo quando o assunto é desenvolver conteúdos visuais. Nela, você pode criar e editar vídeos para as suas redes sociais de maneira rápida utilizando os diversos filtros e modelos gratuitamente.
- Pense grande, mas comece olhando ao seu redor
Muita gente ainda enxerga o marketing como uma estratégia gigante, que envolve várias partes do mundo, porém nem sempre é assim.
Agir localmente, como fez o Coronel Harland Sanders, do KFC, ao começar a vender o seu produto diferenciado de porta em porta, é uma ótima estratégia de marketing.
Então, um local que começou localmente, hoje, se expandiu para o mundo todo, mas continua atualmente de acordo com as particularidades e exceções de cada país, assim como fazem outras redes de fast food, como o Mc Donalds.
Por isso, quando se trata de estratégia, menos é mais. Olhe primeiro ao seu redor para aos poucos ir expandindo.