Por Futebol do Norte
Publicada em 19/04/2021 às 09h42
A diretoria do Porto Velho emitiu nota oficial sobre o posicionamento do Governo de Rondônia sobre o Decreto Estadual nº 25.981, publicado na última sexta-feira, o qual mantém a proibição da prática do futebol no estado.
Em nota, a diretoria emitiu: "Entre tantas flexibilizações para o retorno da economia, como abertura dos bares, restaurantes, templos religiosos, entre outros, infelizmente o futebol PROFISSIONAL foi completamente ignorado".
Na nota ainda, a diretoria da Locomotiva parabenizou o papel desempenhado pelo prefeito de Porto Velho, Hildon Chaves, na liberação da prática esportiva através de decreto municipal. O clube ainda parabenizou o papel da FFER (Federação de Futebol do Estado de Rondônia) através dos protocolos de segurança para que a competição possa ser realizada.
O Porto Velho cobra do governador de Rondônia, cel Marcos Rocha, uma postura mais respeitosa com a prática do futebol profissional em virtude do estádio Aluízio Ferreira ser do Estado. "Não pedimos a liberação de público, pedimos a liberação da prática do futebol exclusivamente PROFISSIONAL como vem acontecendo já em praticamente todo Brasil", pontuou.
O Porto Velho estreia no sábado, às 10 horas (horário de Rondônia), diante do Rondoniense em local a ser definido pela primeira rodada do Campeonato Rondoniense.
Confira a nota oficial do Porto Velho:
O Porto Velho Esporte Clube vem a público externar a decepção com a insensibilidade do decreto Decreto Estadual N° 25.981, publicado no dia 16 de abril de 2021.
Entre tantas flexibilizações para o retorno da economia, como abertura dos bares, restaurantes, templos religiosos, entre outros, infelizmente o futebol PROFISSIONAL foi completamente ignorado.
Embora a prefeitura de Porto Velho, através de decreto municipal, tenha liberado a prática esportiva, especificamente profissional, o clube não poderá realizar as partidas do Campeonato Estadual 2021 em sua própria cidade, devido a única praça esportiva (Estádio Aluízio Ferreira) ser propriedade do poder público estadual.
Nossos parabéns a todos os prefeitos de Rondônia, inclusive Hildon Chaves, que foram sensíveis à situação da liberação. Parabéns também a Federação de Futebol de Rondônia por se preocupar em estabelecer um protocolo tão rígido para que a competição possa ser realizada com segurança. Não estamos clamando por público nos jogos, pois compreendemos perfeitamente o tamanho da gravidade que estamos atravessando.
Entretanto, com os protocolos da Federação de Futebol de Rondônia, todos os jogos serão SEM PÚBLICO e com um rigoroso sistema de testagem de COVID entre atletas e comissão que serão examinados semanalmente, como já vem acontecendo.
Neste espaço, aproveitamos para externar nossas mais sinceras condolências a todas famílias enlutadas por este terrível vírus, desejando força, luz e a certeza que Deus está à frente para amparar e auxiliar na retomada da vida de quem ficou e venceu esta terrível doença.
Diante do exposto, senhor Governador CEL Marcos Rocha, pedimos respeitosamente que reveja o art. 23 do atual decreto que freia a vida também de centenas de pais de família que dependem do futebol PROFISSIONAL para levar o sustento para suas famílias.
Obs. Não pedimos a liberação de público, pedimos a liberação da prática do futebol exclusivamente PROFISSIONAL como vem acontecendo já em praticamente todo Brasil.