Por Redação
Publicada em 14/04/2021 às 15h41
A busca por um estilo de vida mais saudável, que alie o cuidado com o corpo e a mente, tem feito parte do cotidiano de cada vez mais brasileiros. Nesse sentido, está aumentando a procura por sessões de massagens terapêuticas, relaxantes e até sensuais e banhos especiais.
Os paulistanos são um bom exemplo dessa mudança de hábito, principalmente pela maior demanda por massagistas e massoterapeutas que atuam em casas de massagens, clínicas especializadas e spas urbanos. Em todo o país, existem em torno de 1.000 espaços terapêuticos.
O crescimento desta tendência, que é comemorado pelo setor de saúde, beleza e bem-estar, está não apenas virando um estilo de vida, mas também situa-se no fato de as pessoas quererem desestressar e combater a ansiedade e o cansaço do cotidiano.
Os adeptos às massagens têm à sua escolha uma série de técnicas. Segundo a Associação Brasileira de Clínicas e Spas, as mulheres representam a maioria da clientela desses centros de beleza e bem-estar. Em algumas oportunidades, o público masculino já chegou a representar 50% do total.
O mercado está mesmo aquecido. O investimento no setor já movimenta R$ 370 milhões por ano no Brasil. Levantamento da Associação Brasileira de Clínicas e Spas (ABC SPAs) revela que a maioria do público que frequenta esses estabelecimentos é formada por pessoas com idades entre 25 e 45 anos. Além do aumento no interesse, a oferta de espaços para quem procura por uma casa de massagem em São Paulo, acompanha o ritmo do segmento.
Entre as terapias mais solicitadas estão as massagens relaxantes, como o shiatsu e a reflexologia, que combinam o uso de óleos essenciais, cremes e aromas dos mais variados. Utilizam pressões com os dedos nos pés e ao longo do corpo.
A massagem ayurvédica, por sua vez, é aplicada a partir de profundos e vigorosos toques com as mãos, cotovelos e até com os pés. Promove o relaxamento e estimula os músculos e a circulação sanguínea. Em resumo, equilibra a mente, o corpo e o espírito.
As técnicas sensuais também estão sendo bem procuradas pelos paulistanos. A massagem tailandesa é usada para reduzir o estresse, aumentar a energia e melhorar o desempenho físico. São realizados alongamentos semelhantes aos da ioga.
Ligada à filosofia tantra, a massagem sensitive baseia-se em um mix de espiritualidade, sexualidade e biologia humana. Estimula as zonas erógenas de homens e mulheres, a partir de uma atmosfera relaxante e tranquila.
Por fim, a massagem tântrica também tem sido bastante procurada por quem deseja, por exemplo, tratar problemas de disfunções sexuais e buscar maior e melhor consciência corporal e redirecionamento da energia sexual; realinhamento dos chakras. Para as mulheres, pode significar um primeiro passo para o autoconhecimento corporal.