Por Waldir Costa / Rondônia Dinâmica
Publicada em 05/04/2021 às 15h01
Presidência – As eleições em nível nacional não é assunto predominante na coluna, mas de vez em quando damos pitacos em alguns assuntos, como a sucessão presidencial do próximo ano. Não há dúvida que o presidente Jair Bolsonaro (Sem Partido) é candidato à reeleição. Vai sofrer, como está sofrendo pressões as mais diversas, mas como é teimoso e gosta de uma “treta” travará uma discussão intensa entre os militantes do seu maior desafeto na política, o ex-presidente Lula, do PT, e seus admiradores. Na troca de farpas entre os dois segmentos extremos da política brasileira, certamente uma terceira via, desde que bem composta poderá levar vantagens e conquistar a maioria dos eleitores.
Dobradinha – Comenta-se muito nos bastidores da política do Paraná, que o presidente regional do Podemos, o senador Álvaro Dias, que foi reeleito nas eleições de 2014 com 4.101.848 votos, 77% dos votos válidos no Paraná, proporcionalmente a maior votação do país, fará uma dobradinha com o ex-juiz federal, Sérgio Mouro, ainda, sem partido político, mas que estaria disposto a concorrer nas eleições do próximo ano, inclusive sendo vice de Dias, político sem máculas, apesar de ter passado pela vereança em Londrina, governo do Paraná, deputado federal e está no quarto mandato de senador. A dupla Álvaro/Moro poderá ser a opção que a maioria dos eleitores está em busca em razão do extremismo apaixonado Bolsonaro/Lula. Anote aí...
Vacinas – A assessoria do município de Porto Velho insiste em divulgar que o prefeito Hildon Chaves (PSDB) “comprou 400 mil doses de vacinas”. Ótimo. Ocorre que o município receberá 440 mil doses e não 400 mil como se divulga. Após o anúncio da compra da vacina por Hildon, a prefeita de Ariquemes, Carla Redano, também comprou do mesmo laboratório (AstraZeneca vacina que é produzida pela Universidade de Oxford na Inglaterra) 100 mil doses e anunciou, que receberia 110 mil doses, porque a cada 100 mil o laboratório entrega mais 10 mil de bonificação. Sendo assim Porto Velho receberá 440 mil doses de vacinas e não 400 mil como se propaga. No mínimo vacinas para mais 20 mil pessoas.
Vacinas II – A previsão extraoficial é que a retomada das aulas presenciais na rede pública de Rondônia ocorrerá somente, após a conclusão da vacinação de pelo menos 70% da população do Estado. Boa parte dos trabalhos escolares está sendo realizado via online, mas isso não é possível em 100% da rede pública, porque o problema de tecnologia não é, apenas de Rondônia, pois nenhum Estado tem suporte suficiente para uso 100% da informática. O importante é vacinar, de preferência quem está no trabalho, não importa em qual segmento. A economia não pode continuar estagnada, pois as consequências são graves. Vacinação é o caminho seguro, para se evitar mais óbitos e desafogar os hospitais e aliviar o pessoal da área de saúde que está sem fôlego para atender a grande demanda.
Feriadão – O final de semana com o feriado de Sexta-Feira da Paixão (2) provocou uma movimentação maior no aeroporto Jorge Teixeira, no Terminal Rodoviário de Porto Velho e na BR 364, principal rodovia federal de Rondônia. Na capital o feriado foi mais prolongado, pois o prefeito tucano Hildon Chaves decretou Ponto Facultativo e funcionaram, na abrangência municipal, apenas os chamados serviços essenciais. Como os restaurantes estão trabalhando de forma restrita, a maioria atendendo por delivery, a movimentação nesses locais foi pequena no Domingo de Páscoa. A comercialização de ovos de Páscoa e chocolates não esteve ótima, mas a maioria do comércio esgotou o estoque, o que é muito bom em tempos de crise econômica devido ao coronavírus.
Respigo
A política brasileira precisa de uma quinada de 90 graus. Uma das manchetes da capa do site “UOL”, de hoje (5), diz: “Orçamento de 2021 favorece a programas ligados ao bolsonarismo” +++ O Orçamento é da União, o presidente chama-se Jair Bolsonaro e ele e sua equipe elaborariam um orçamento para favorecer a quem, à oposição? A cada dia mais temos a certeza que Rui Barbosa estava certo quando disse a célebre frase: de tanto ver crescer a injustiça, de tanto ver agigantar-se o poder nas mãos dos maus, o homem chega a rir-se da honra, desanimar-se de justiça e ter vergonha de ser honesto” +++ Impressionante o movimento nas ruas e avenidas centrais de Porto Velho na manhã de hoje (5). Lotéricas e agências da Caixa Econômica estavam com filas enormes pela manhã. E o movimento de carros bem acima da média +++ A prefeitura de Porto Velho iniciou o recapeamento da Avenida Rio Madeira, no trecho entre o semáforo da Avenida Imigrantes ao Parque Ecológico. Como sempre asfalto de qualidade e serviço sendo efetuado de forma rápida e eficiente.