Por Waldir Costa / Rondônia Dinâmica
Publicada em 23/04/2021 às 15h04
Vacinas – A “compra” de vacinas na luta contra o coronavírus anunciada com enorme alarde pelo prefeito-reeleito de Porto Velho, Hildon Chaves (PSDB) acabou sendo um “tiro no pé” para o futuro político do chefe do executivo da capital. Interessante que a “compra” foi anunciada há meses, posteriormente reiterada, inclusive com a apresentação pública de documento e o laboratório não se manifestou. Por que somente agora, diz que não tem nada formalizado? Hoje tudo é exposto mundialmente em questão de segundos e o anúncio da compra das vacinas pela Prefeitura de Porto Velho foi notícia nacional e internacional. Muita coisa não bate...
Eleições – Logicamente com o aprofundamento das investigações teremos uma dimensão maior da situação provocada pela compra da vacina de um intermediário “fantasma”. Mesmo que nenhum pagamento tenha sido efetuado certamente Hildon sofrerá ação por improbidade administrativa. Apesar de a situação aparentemente contornada, o prejuízo político de Hildon, que é um dos fortes nomes para a sucessão estadual é enorme e o futuro da carreira está comprometido. Além de continuar firme na administração do município, agora no segundo mandato, Hildon terá que promover uma revisão na sua equipe de frente, que foi, no mínimo imprudente, no caso da “compra” das vacinas.
Vereadores – Os componentes da Câmara Municipal de Porto Velho também não tiveram os cuidados necessários na questão da compra das vacinas. No dia 17de março aprovaram o Projeto de Lei 4131/2021 dando o suporte ao prefeito para a compra da vacina Oxford/AstraZeneca, que teve a compra anunciada cinco dias antes (12) pelo prefeito Hildon Chaves. É função do legislativo municipal checar com o máximo de cuidado as propostas do executivo, que nem sempre atendem os princípios da legalidade. É para isso que existe as câmaras de vereadores. É importante e fundamental o apoio ao prefeito, é necessária a parceria, a união, mas a subserviência leva a erros, que podem comprometer a administração.
MDB – Se tudo correr normalmente o MDB terá o senador Confúcio Moura como candidato do partido ao governo do Estado, nas eleições de 2022. O presidente regional é o deputado federal Lúcio Mosquini, que até poderia assumir a responsabilidade, mas pessoas ligadas a ele garantem, que o parlamentar irá concorrer à reeleição. Confúcio já foi governador em dois mandatos seguidos, é um político experiente e hoje seria o nome com melhores condições de concorrer à sucessão estadual com possibilidades de sucesso. Confúcio é o nome do partido com mais condições de sucesso na disputa pelo cargo de governador no próximo ano.
Fênix – Com o ex-prefeito de Porto Velho Roberto Sobrinho e o deputado estadual Lazinho da Fetagro, fora do PT, o partido, pelo que tudo indica tem a volta da ex-senadora Fátima Cleide na militância. Sobrinho já oficializou a saída e Lazinho deverá fazer o mesmo em breve. O que se comenta nas bases do PT, que ganhou força com Lula em condições de concorrer à presidência da República, é que Fátima ganha espaço no partido com vistas às eleições do próximo ano. Hoje, além do professor e advogado Ramon Cujuí, que foi candidato a prefeito de Porto Velho em novembro de 2020, o PT provavelmente terá Fátima Cleide em condições de concorrer a um dos cargos, seja de governadora, deputada (federal, estadual) ou senadora, que estarão disponíveis no próximo ano. É importante lembrar, que Fátima é ficha limpíssima.
Respigo
Um dos políticos de maior destaque do interior do Estado está completando mais um ano de vida, hoje (23). Parabéns ao amigo de Ji-Paraná, de longa data, ex-prefeito e ex-deputado estadual Jesualdo Pires, que está contabilizando mais um ano +++ A Escola do Legislativo, da Assembleia Legislativa (Ale) dirigida por Fábio Ribeiro, está com as aulas suspensas em razão da pandemia. Mas a diretoria e o setor administrativo estão trabalhando normalmente para a retomada das aulas dos diversos cursos oferecidos ao setor público e também com vagas para a comunidade em geral +++ Há vários dias, que não há ninguém na espera de leitos de UTIs em Porto Velho, que estejam contaminados com coronavírus. Não é uma notícia boa, mas é uma porta da esperança a quem esteja contaminado com coronavírus e dependa de UTIs, que antes precisava enfrentar filas e hoje já pode ser internado imediatamente +++ Impressiona e preocupa a falta total de fiscalização e orientação da Secretaria Municipal de Trânsito-Semtran de Porto Velho. Semáforos são ignorados, não apenas por motoqueiros, mas também por motoristas irresponsáveis +++ O trânsito da capital é uma bagunça total. Por isso os acidentes são constantes, e em boa parte deixa vítimas graves e em muitos casos, fatais.