Por R7
Publicada em 14/05/2021 às 10h07
As autoridades japonesas ampliaram o estado de emergência em vigor por conta da pandemia do novo coronavírus já vigente em seis departartamentos do país a outras três regiões, devido a um aumento nos contágios, a apenas dez semanas do início dos Jogos Olímpicos de Tóquio.
"Decidimos adicionar os departamentos de Hokkaido, Okayama e Hiroshima aos que já estão estão em estado de emergência" até o dia 31 de maio, disse o primeiro-ministro do Japão, Yoshihide Suga.
Nesses três departamentos, "a população é relativamente grande e o número de casos de covid-19 aumenta rapidamente", acrescentou.
Esta é a terceira vez em pouco mais de um ano que o Japão ativa o estado de emergência, ainda que as restrições envolvidas sejam mais leves que as medidas de confinamento instauradas em outras partes do mundo.
Na maior parte, a medida consiste em restringir a abertura de algumas lojas físicas e no fechamento de bares e restaurantes que servem bebida alcoólica, sob pena de multa. Grandes lojas e cinemas também foram fechados.