Por Pedro Bentes / SMC
Publicada em 04/05/2021 às 14h55
Durante a apresentação, o prefeito Hildon Chaves detalhou os benefícios do aplicativo SASI no processo de imunização. “É uma plataforma inovadora, que promete ser um marco na nossa saúde pública e no sistema de vacinação do Município”, afirma o prefeito.
Na prática, o novo aplicativo vai gerenciar o agendamento e a imunização dos grupos prioritários e da população em geral. A nova ferramenta foi adquirida pelo Município e adaptada, desde março deste ano, pela Superintendência Municipal de Tecnologia da Informação (SMTI).
“O aplicativo já existe no município de Manaus, mas para Porto Velho foram realizadas algumas customizações que atendessem a nossa realidade e logística de trabalho”, explica o Superintendente da SMTI, Saulo Nascimento.
AGILIDADE
O novo aplicativo acompanhará as informações do Plano Nacional de Imunização (PNI). Na prática, a nova ferramenta vem substituir o site Imuniza, sistema de agendamento de idosos via web, também desenvolvido pela SMTI.
Hoje, o Imuniza é destinado somente aos grupos etários com mais de 60 anos e permite apenas que o usuário escolha data e turno de vacinação. O objetivo é evitar, desde o início, a aglomeração desse grupo de risco.Já o SASI possibilita o agendamento tanto dos grupos prioritários de outras faixas etárias quanto da população em geral. A ideia é evitar a sobrecarga de acesso e garantir que os outros públicos, mais numerosos, consigam efetivar o agendamento.
“Com o novo aplicativo não teremos problemas com sobrecarga de acessos, pois o SASI trabalha conforme a disponibilidade de doses. O sistema faz automaticamente o retorno ao usuário, de acordo com o perfil de grupo definido como prioridade”, explica Nascimento.
ETAPAS
O SASI já está disponível para download. Para instalá-lo no celular, basta localizar o aplicativo pelo nome nas plataformas Android e IOS. Depois de instalado, ativar a ferramenta digitando o código “PVH21”.
Após a instalação, o usuário deve se atentar ao processo de cadastro de acesso, que ocorre de forma simples. Nessa fase, o usuário vai iniciar o registro de dados pessoais, informando o grupo a que pertence, se possui comorbidade, dificuldades de locomoção física e/ou transtorno mental, entre outras especificações.
O usuário irá escolher, ainda, duas possíveis localidades onde gostaria de receber a vacina. O aplicativo solicitará a confirmação e anexo de documentos que comprovem sua residência no município.
VANTAGENS
A orientação da Prefeitura é de que todas as pessoas vacináveis se cadastrem no novo aplicativo, uma vez que a plataforma é autoexplicativa e vai orientar o morador sobre a data, horário e local de aplicação, por meio de mensagens enviadas ao e-mail e telefone cadastrados.
Com as informações cadastradas, a ferramenta vai buscar em seu banco de dados todas as pessoas que se encaixem na idade e perfil clínico exigidos naquele momento da vacinação, como faixa etária, comorbidade e outros.
A ideia é alertar automaticamente os cortes populacionais de acordo com a chegada e disponibilidade de novas doses, sem a necessidade de um novo agendamento para quem já é cadastrado.
FUTURO
Na cerimônia de lançamento, Hildon Chaves destacou, ainda, que o aplicativo será uma importante ferramenta para implementação de políticas de saúde do Município. As vantagens vão permitir que a Prefeitura tenha acesso a dados estatísticos da população e melhor gerencie outras ações de imunização.
“Esse aplicativo vai continuar sendo usado pela Prefeitura em um cenário pós pandemia. Nós vamos poder localizar os pacientes com comorbidades e implementar novas logísticas de vacinação em um futuro próximo”, finaliza o prefeito.
PARA BAIXAR
Para baixar o aplicativo no sistema Android, basta acessar o link: https://play.google.com/store/apps/details?id=br.com.sasi.app. Para baixar no sistema IOS, clique no link https://apps.apple.com/br/app/sasi/id1467748272.
VEJA AQUI O TUTORIAL COM PASSO A PASSO PARA USAR O APLICATIVO.
VEJA AQUI O VÍDEO SOBRE O LANÇAMENTO OFICIAL.
Fotos: Leandro Morais e Saul Ribeiro