Por Waldir Costa / Rondônia Dinâmica
Publicada em 14/05/2021 às 15h01
Triste – Mais uma vez Rondônia ocupa as principais manchetes da mídia nacional de forma negativa. O Ministério Público (MP) estadual, via Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) e a Polícia Federal (PF) desencadearam desde as primeiras horas da manhã de hoje (14), a segunda fase da Operação Propagare, relacionada a publicidade do governo do Estado. Estariam envolvidos em operações ilícitas a chefia da Casa Civil, Júnior Gonçalves e seu advogado particular. Além dos trabalhos de busca e apreensão foi solicitado pelo MPE, que o secretário Chefe da Casa Civil fosse afastado da sua função pública por 180 dias.
Triste II – As ações da Polícia Federal em Rondônia, que são muitas devido a extrações ilegais de madeira, ouro, cassiterita, diamante, etc., também atingem a área do serviço público, como ocorreu na manhã de hoje envolvendo pessoas de o primeiro escalação do governo do Estado. O desenvolvimento da segunda etapa da Propagare é mais um trabalho do MP estadual com a PF no Estado. Mas já alertamos em coluna anterior, que o pior está por vir. E como sempre envolvendo empresários e políticos, que não conseguem abrir mão de atos corruptos para sobreviverem. Felizmente nossos órgãos de repreensão estão funcionando ativamente, mesmo como a pandemia, principalmente na batalha contra a corrupção no serviço público. O pavio da “bomba” já foi acesso, resta saber quanto tempo demorará para a detonação. Quem vive verá...
Escravidão – Ontem (13) marcou a passagem de mais um ano da Abolição dos Escravos, após ato da princesa Isabel, assinando a Lei Áurea em 1888, que acabou, juridicamente com a escravatura no país. Antes a data era relembrada nas escolas, repartições públicas e ocupava amplos espaços na mídia, principalmente pela sua importância histórica e social. Era até feriado nacional. Hoje a data passa como se não fizesse parte da história do Brasil, que deve muito aos escravos, que ajudaram a construir o país, mesmo vivendo na sua maioria em senzalas e condições sub-humanas. Em todos os 13 de maio os brasileiros deveriam reverenciar os negros, que fazem parte da história do País e derramaram muito suor e sangue para terem reconhecidos os seus direitos, até hoje, nem sempre respeitados, infelizmente.
Vereadores – Em Cacoal, segundo o jornalista Antônio Perin, proprietário do jornal “Tribuna Popular” está sendo constituída a entidade “Vereadores sem Mandato” com a finalidade de discutir e votar matérias postergadas pelo Câmara Municipal. O grupo terá 12 membros, a exemplo de a oficial, mas não nenhum receberá salário e composto por no mínimo 4 mulheres. A constituição do “Vereadores sem Mandato” deverá ocorrer nos próximos dias e certamente será um ponto de referência para o prefeito Adailton Fúria (PSD), além de um alerta para os vereadores com mandato. A iniciativa é inusitada, mas oportuna e servirá para uma cobrança maior aos “titulares”, que geralmente negligenciam em pautas importantes. A ideia poderia ser aplicada em outros municípios, pois com certeza, devido a visibilidade, se evitaria absurdos, como a distribuição aleatória de diárias, retenção de projetos, viagens a Brasília sem a mínima necessidade, a não ser a de passear, dentre outros abusos.
Deputados – Ainda utilizando informações do amigo Perin sobre Cacoal, no que se refere às eleições a deputado estadual do próximo ano. Nas realizadas em 2018, devido ao grande número de candidatos à Assembleia Legislativa (Ale) a preocupação era não eleger nenhum representante, mas foram eleitos dois: Cirone Deiró (Podemos), que era vice-prefeito e Adailton Fúria, hoje prefeito. Participaram das eleições cerca de 40 candidatos, mas havia coligações, opção que os partidos não terão no próximo ano. Se tivermos muitos nomes, e a previsão dentre os pretendentes, hoje, seria em torno de sessenta, o município poderá ter problemas para eleger nomes à Ale em 2022, porque é necessário, que seja atingido o cociente eleitoral partidário, o que é mais difícil sem coligação. Deiró, certamente não terá dificuldades para se reeleger, desde que consiga bons nomes para concorrer junto a ele no Podemos.
Respigo
Os números de óbitos e de contaminações em Rondônia diminuíram e se mantiveram estáveis desde o início da semana. Diferente de outros Estados, como o Paraná, que nesta semana municípios da maior importância, como Cascavel e Londrina estavam sem leitos de UTIs e até de enfermaria +++ É que conforme a vacinação avança, mesmo a passos lentos, usar máscara, evitar aglomerações e abusar do álcool não podem ser ignorados. A vacina ameniza, mas não imuniza 100% +++ E continuamos argumentando que a vacinação do povo trabalhador deve ser priorizada, não importa a idade ou tipo de ocupação: comércio, indústria, farmácia, profissional liberal, produtor rural, jornalista, padeiro, açougueiro, etc. Desde que a pessoa tenha que se deslocar para poder trabalhar, ela deve ser priorizada na vacinação +++ A direção da Secretaria Municipal de Trânsito-Semtran de Porto Velho poderia pintar os quebra-molas da cidade. Sem pintura acabam se tornando uma armadilha e provocando acidentes, a deles maioria com gravidade e até óbitos.