Por CNN
Publicada em 13/05/2021 às 15h10
O embaixador da China no Brasil, Yang Wanming, anunciou no Twitter, nesta quinta-feira (13), que o país asiático passou a apoiar a consulta à proposta da Organização Mundial do Comércio (OMC) de quebra de patentes de vacinas contra a Covid-19.
Wanming reproduziu a posição de um porta-voz do Ministério do Comércio da China. "A China apoia a fase de consulta aos textos da proposta da OMC sobre a quebra de patentes de vacinas da Covid-19 e participará do processo consultivo em prol duma solução equilibrada e efetiva para vencer a pandemia", tuitou.
Na quarta-feira anterior (5), em posicionamento histórico, o governo dos Estados Unidos anunciou apoio à flexibilização de regras de patentes para vacinas contra a Covid-19.
"O governo acredita fortemente nas proteções à propriedade intelectual, mas, com o objetivo de acabar com esta pandemia, apoia a renúncia dessas proteções para as vacinas contra a Covid-19", escreveu a representante comercial dos Estados Unidos, Katherine Tai, em um comunicado.
A nova posição da maior economia do mundo foi recebida com empolgação pela OMC.