Por Vix
Publicada em 07/05/2021 às 16h12
No próximo sábado, 8 de maio, destroços de um foguete chinês descontrolado devem cair na Terra, possivelmente no Oceano Pacífico, que ocupa o maior espaço do planeta.
Segundo especialistas do Esquadrão de Controle Espacial norte-americano, o local exato de reentrada do equipamento na atmosfera só poderá ser determinado algumas horas antes de ocorrer.
Queda de parte de foguete na Terra é perigoso?
Os detritos que poderão cair na Terra fazem parte do primeiro estágio do foguete Long March 5B, que tem cerca de 30 metros de comprimento, 5 metros de largura e quase 200 toneladas.
Apesar de a maior parte dos destroços acabar por se incendiar em sua entrada na atmosfera, existe a possibilidade de algumas partes atingir áreas da Terra, devido ao tamanho do foguete
Mesmo que os destroços caiam na Terra, os riscos de eles atingirem alguma coisa é muito pequeno, afirma Jonathan McDowell, astrofísico da Universidade de Harvard, que diz ainda que a melhor aposta sobre onde os destroços vão cair é no oceano Pacífico, simplesmente "porque ocupa o maior espaço da Terra".
De acordo com informações da Agência Brasil, o foguete chinês foi utilizado no lançamento de um módulo que marca o início do plano de Pequim, de construção de uma estação espacial que deve ficar completa no fim de 2022.
O Long March 5B decolou da ilha de Hainan, no sul da China, em 29 de abril para colocar em órbita o primeiro módulo da Estação Espacial Chinesa Tiangong, que se tornará o alojamento de três tripulantes.