Por Vanessa Moura/Secom
Publicada em 22/05/2021 às 09h14
Para frear a transmissão do coronavírus, o Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), realizou nesta sexta-feira (21), no município de Buritis, o 17º drive-thru de testagem rápida para covid-19. Foram realizados 308 testes, destes 11 deram positivo.
O governador Marcos Rocha acompanhou a ação de cuidado com a saúde da população. Uma ato marcado pelo alívio dos que testavam negativo e pela assistência médica aos diagnosticados com a doença.
“Nós trouxemos para Buritis o drive-thru para testagem rápida dessa doença que tem assolado as nações, pois sabemos que uma das principais formas de prevenir a proliferação do vírus é a testagem em massa. Desta forma, identificamos as pessoas acometidas pela doença e aconselhamos o isolamento, para que se tratem. Os que querem, podem levar os medicamentos para tratamento em casa”.
Com as mãos levantadas aos céus e os olhos cheio de lágrimas, o vendedor de algodão doce, Zelito da Silva, agradeceu pelo resultado negativo para covid-19. “É muito importante ter esse teste. Eu estava com medo de estar com essa doença. Se não cuidar, ela mata”.
A vendedora Denise Pereira, que testou negativo, elogiou a oportunização de testes de forma simples e fácil à população. “Estou planejando viajar e queria ter segurança que não estou com a doença”. O agricultor, Jacir Modena, 69 anos, também avaliou positivamente: ” É uma ação importante, estava gripado e agora sei que não é coronavírus. Um alívio”.
O empresário João Luiz de França também demostrou gratidão pelo resultado do teste, mas por motivo diferente. Ele testou positivo e o agradecimento é por ter conseguido descobrir isso de forma rápida, gratuita e com distribuição de medicamentos para tratar os sintomas. “Fiquei feliz com esse trabalho realizado pelo Estado”.
FLUXO DE ATENDIMENTO
A logística da aplicação dos testes na modalidade drive-thru foi montada na Praça Ferreti, com a organização em tendas, e o público foi atendido na seguinte sequência: aplicação do teste de detecção da covid-19, notificação do caso e resultado do exame com oferta de consultas médicas e kits de medicamentos para os que testaram positivo. O efetivo da Polícia Militar e Exército Brasileiro orientavam o percurso e davam apoio ao fluxo de atendimento.
O secretário da Sesau, Fernando Máximo, esteve ao lado do governador verificando o andamento da testagem. “É uma ação extremamente importante, pois quebra a cadeia de transmissão do vírus. Ele destacou ainda, que o método antígeno utlizado na testagem é um exame moderno com alto grau de identificação do vírus. Possui 93,3% de sensibilidade e 99,4% de especificidade. A coleta consiste em amostra de secreções nasais para detecção do coronavírus desde os primeiros dias de infecção. Ao todo, foram 500 testes rápidos colocados à disposição do público.
A atenção ao público já começou na fila de veículos com os bombeiros militares orientando o atendimento e com o registro da identificação de cada pessoa, e seus respectivos veículos. Na sequência, a equipe da Saúde aplicou os testes e, em seguida, a equipe da Juventude Voluntária fez a notificação dos casos. O ciclo foi finalizado com a entrega do resultado e a orientação médica aos que testavam positivo.
A ação contou com o esforço conjunto da Juventude Voluntária da Superintendência da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer (Sejucel), Corpo de Bombeiros Militar (CBM), Polícia Militar (PM), Exército Brasileiro e a Secretaria Municipal de Saúde, unidos em prol da saúde da população rondoniense.
O atendimento aos pedestres ocorreu paralelamente na Unidade Básica de Saúde Sentinela no setor 8.
AGENDA EM BURITIS
O drive-thru para testagem da covid-19 fez parte da agenda de ações do governador no município de Buritis. Marcos Rocha chegou ao município na quinta-feira (21) quando deu ordem de serviço para reabilitação completa da RO-460, que liga Buritis a BR-421, sentido Ariquemes, são 60 km, sendo 54 km no perímetro rural e 6 km no perímetro urbano.
O governador ainda anunciou a recuperação de vias municipais: a Linha 1 que liga Buritis ao distrito de Rio Pardo e a Linha 67 de Rio Pardo a Jaci-Paraná. Marcos Rocha ainda reuniu-se com o setor produtivo, onde ouviu demandas e explanou sobre os grandes programas do Governo de aplicação de recurso estadual nos 52 municípios: o “Tchau Poeira”, “Governo na Cidade” e “Governo no Campo”.