Por Notícia ao Minuto - Portugal
Publicada em 03/05/2021 às 15h20
O comité das Nações Unidas para a Eliminação da Discriminação Racial, que é composto por 18 especialistas independentes, também pediu mais diversidade étnica nas forças de segurança da Bélgica.
Um importante oficial da polícia belga afastou-se do cargo, no ano passado, após a divulgação de um vídeo de 2018 que mostrava o tratamento violento dado por polícias belgas a um cidadão eslovaco, num aeroporto belga.
O homem acabou por morrer e, mais recentemente, procuradores belgas iniciaram uma outra investigação, após a morte de um negro de 23 anos que foi detido pela polícia.
O comité da ONU disse, num comunicado, que os especialistas estão preocupados com "relatos de aumento da violência policial durante a pandemia de covid-19 e perante recentes manifestações antirracismo, persistente discriminação racial e discurso de ódio".
O painel de especialistas recomendou ainda que as autoridades belgas "legislem uma proibição explícita de discriminação racial e estabeleçam um sistema independente para lidar com queixas relacionadas com discriminação racial".