Por Waldir Costa / Rondônia Dinâmica
Publicada em 17/05/2021 às 15h06
Mudança – Diante da crise envolvendo o chefe da Casa Civil, Júnior Gonçalves, o governador Marcos Rocha (Sem Partido), pode guindar o Secretário de Agricultura, Evandro Padovani para ocupar o cargo do titular. Júnior está afastado temporariamente a pedido da Justiça. Padovani, há mais de 9 anos na Secretaria de Agricultura, se destaca pela lealdade e trabalho sério junto aos produtores rurais. No período de comando de Padovani, o órgão dirigido por ele, nunca se envolveu em escândalo, ou desvio de recursos públicos. Ele possui bom trânsito em Brasília, junto ao Ministério da Agricultura, formando parcerias importantes para o desenvolvimento do Estado de Rondônia.
Importância – A Casa Civil é setor fundamental para o bom funcionamento de um governo. A parte política de relacionamento com os demais Poderes Legislativo e Judiciário, que completam o tripé da democracia é função do chefe da Casa Civil, assim como as ações políticas do governo, seja federal, estadual ou municipal. No caso dos municípios, os chefes de Gabinetes. O governador, na realidade é responsável direto pela parte financeira, cuida dos cofres públicos e também da exerce a função política. Bem relacionado com o agronegócio no Estado, setor responsável pelo equilíbrio na economia do país, abalada com a pandemia, um problema mundial, Padovani, que é suplente de deputado federal, talvez seja o nome que o governador Marcos Rocha (Sem Partido) esteja precisando no comando da Casa Civil. Até o final da semana certamente teremos uma decisão sobre quem ocupará o mais importante cargo público na administração estadual. Padovani está bem cotado na fila.
Deputado – Ouro Preto do Oeste já foi o centro das atenções da política em Rondônia. Na época do saudoso governador Jorge Teixeira, a cidade era o polo da sua administração, inclusive com estrutura significativa de governo no município. Hoje Ouro Preto não tem representatividade política no Congresso Nacional (senadores e deputados) e na Assembleia Legislativa (Ale). Na atual legislatura (2019/22) e na anterior (2015/19) o município não teve nenhum representante na Ale. No período 2011/15 Ouro Preto contava com os deputados Marcelino Tenório (PRP) e Jaques Testoni (PSD).
Deputado II – A expectativa de voltar a ocupar cadeiras na Ale a partir das eleições de outubro do próximo ano, quando, além de deputados estaduais serão eleitos o presidente da República, governadores, um dos três senadores de cada Estado e Câmara Federal não é das mais otimistas. Não há muita esperança de Ouro Preto se fortalecer no legislativo estadual, após as eleições de 2022. Hoje o nome com melhores condições de conseguir uma das 24 cadeiras na Ale é do ex-prefeito, ex-deputado estadual, ex-deputado federal, Carlos Magno, do PP. Ele já vem trabalhando seu nome há tempo, após passar um período na administrativa da Prefeitura de Ji-Paraná, município vizinho a Ouro Preto, mas agora concentrou suas ações na sua “casa política”, como costuma dizer.
Inovando – A iniciativa da sociedade de Cacoal, de criar a Câmara Municipal de “Vereadores sem Mandato” está tomando forma. O polêmico, mas atuante presidente da Associação de Defesa dos Direitos da Cidadania (ADDC), advogado Caetano Neto, empolgado com o projeto de Cacoal já está se mobilizando em leva-lo a outros municípios devido a sua importância social, política e econômica. Os Vereadores sem Mandato, no caso de Cacoal, terão um grupo de 12 pessoas, a exemplo do parlamento mirim, com no mínimo 4 mulheres e pessoas dos mais diversos segmentos da sociedade. Na pauta, matérias de relevância “arquivadas” pelos “nobres pares”, concessão de regalias como diárias a Porto Velho e fora do Estado, sem nenhum resultado prático, dentre outras mordomias e omissões, que ocorrem na maioria das câmaras de vereadores. Não há dúvida que é uma maneira de inteligente e legal de cobrar os vereadores e também os demais políticos: deputados (federal e estadual), senadores, prefeitos e o governo do Estado.
Respigo
Idosos de Vilhena, que estavam com a segunda etapa da vacinação contra o coronavírus marcada para os dias 3, 4 e 5 de maio próximo serão vacinados a partir de amanhã (18). A vacinação será das 8h às 12h no Centro de Atendimento ao Idoso, creches Maria Grasso e Penha Rosendo (antiga Antônio Donadon) e nas escolas Machado de Assis, Álvares de Azevedo e Ivete Bustolin +++ O atendimento será para idosos, que já receberam a primeira dose da CoronaVac. É necessário que a pessoa leve o cartão de vacina comprovando a aplicação da primeira dose, documento pessoal com foto, CPF, comprovante de residência e o cartão do SUS +++ Carlinhos Maracanã, figura marcante da área cultural de Rondônia tentou incursão pela política, se candidatando a vereador em Porto Velho nas eleições de novembro de 2020, mas não obteve sucesso. Mas está sendo incentivado por amigos e pessoas ligadas à área cultural a concorrer a deputado estadual em 2022 +++ Não é uma eleição fácil, mas certamente menos difícil, que a de vereador, que divide muito o eleitorado. Com certeza Maracanã está entre os nomes na busca de vaga na Ale-RO nas eleições do próximo ano +++ A rua D. Pedro II em Porto Velho, no trecho entre a rua Brasília até a avenida Jorge Teixeira está sendo totalmente recapeada pela prefeitura. Os trabalhos foram iniciados na manhã de hoje (17) pela equipe do prefeito-reeleito Hildon Chaves (PSDB) e, pela rapidez até o final da semana deverão estar concluídos.