Por Juan Rodrigues — Porto Velho
Publicada em 18/05/2021 às 10h34
A equipe do Porto Velho apresentou uma notícia de infração ao Tribunal de Justiça Desportiva (TJD-RO) devido a possível escalação irregular por parte do União Cacoalense na primeira semifinal do Campeonato Rondoniense. No campo, o duelo foi ganho pelo Porto Velho por 1 a 0.
A infração seria por parte da presença dos atletas Maikon Junior Pereira e Fabio Junio de Souza Almeida na súmula do confronto. Na última semana, eles foram punidos. Maikon pegou um jogo de suspensão e Fabio Junio pegou três partidas.
No caso de Fábio, que futebolisticamente utiliza o apelido de Fabinho, ele ainda entrou em campo no segundo tempo do confronto.
Em apuração do ge.globo/ro foi constatado que Maikon já havia cumprido a suspensão no último duelo da fase de grupos diante do Ji-Paraná.
Na apresentação, o Porto Velho afirma que não houve a informação de efeito suspensivo ou recurso no processo.
A locomotiva solicita a punição de três pontos por parte do União Cacoalense. Que, ficaria com -3, impossibilitando a classificação da equipe para a próxima fase. O Porto Velho pede a suspensão do jogo até que o julgamento seja concluído.
Em contato da reportagem do ge.globo/ro, a assessoria do Porto Velho afirmou que espera a resposta do caso por parte do TJD para efetuar a viagem para Cacoal para o duelo de volta das semifinais. Já o presidente da União Cacoalense afirma que foi apresentado um recurso pelo clube dentro do prazo.
Citação no TJD
Em 11 de maio, foi emitido pela secretaria do TJD o edital de citação e intimação com publicação no site oficial da FFER no link TJD (pagina da instituição). Com isso foi marcada a sessão de julgamento para o dia 13/05 as 16:00 horas, de acordo com o disposto no Art. 47 do CBJD.
No julgamento
PROCESSO Nº 010/TJD/2020 – Jogo GUAPORÉ X UNIÃO CACOALENSE, realizado no dia 09/05/2021, válido pelo Campeonato Rondoniense Série A - 2021.
Denunciado:
Resultado: Decidiu a comissão disciplinar, por maioria dos votos (3x2), julgou parcialmente procedente a denúncia, condenando o atleta a suspenção de 3 (três) partida, acrescido de multa pecuniária de R$200,00 (DUZENTOS REAIS)
Com essa decisão, Fabinho teria que cumprir mais duas partidas, que seriam justamente os dois jogos das semifinais, porém foi relacionado e atuou na partida entrando no jogo aos 34 minutos do 2ª tempo. O jogador havia tomado cartão amarelo aos 48 minutos do 1º tempo no banco de reservas.