Por Gazeta Central
Publicada em 27/05/2021 às 09h19
A Prefeitura da Estância Turística de Ouro Preto do Oeste, através da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte – SEMECE, juntamente com o Departamento de Meio Ambiente, apresenta o projeto “Adote um Ipê”. A ação, que tem por objetivo a arborização urbana através do plantio, a irrigação e a proteção de milhares de pés de ipês, contará com o engajamento dos alunos da rede municipal de ensino, bem como da população em geral. O lançamento oficial do projeto esta previsto para acontecer no dia 04 de junho.
A ideia partiu do prefeito Alex Testoni (DEM) em conjunto com o Departamento de Meio Ambiente, que buscava uma maneira de irrigar os milhares de mudas recentemente plantadas no período de estiagem, bem como cuidar das mesmas. Ao ser levada a equipe da SEMECE, de imediato, abraçaram a ideia e elaborou um projeto que foi intitulado “Adote um Ipê”, onde incluíram os alunos, que são peça fundamental na ação.
O projeto iniciou-se com a campanha de arrecadação de garrafas pet transparentes de dois litros, realizada através das equipes das escolas municipais e seus alunos, inicialmente de forma remota. Também foi elaborado um sistema de irrigação que conta com hastes de bambu fixadas ao lado dos ipês, onde serão instaladas as garrafas pet com sistema de gotejamento.
Na sequência do projeto, será realizado o mapeamento de todos os ipês. Serão divididos por escolas através de zoneamento. A partir daí, haverá o direcionamento do cuidado de cada uma das plantas pelos alunos que residem mais próximo. Eles também ficarão responsáveis por abastecer com água as garrafas (reservatórios), e cada planta irá conter o nome do aluno e a identificação da escola.
O Departamento de Meio Ambiente disponibilizará para todas as escolas uma oficina com um engenheiro agrônomo para dar direcionamento e suporte necessário para o preparo das garrafas pet e a criação e instalação do sistema de irrigação por gotejamento.
Segundo a assessora especial da SEMECE, Andrezza Dias, a ação tem por finalidade contribuir de forma direta e significativa para este importante projeto de arborização urbana através da plantação, irrigação e proteção dos ipês plantados nas áreas públicas da cidade. E que contará com o engajamento dos alunos da rede municipal de educação, os quais desempenharão o importante papel de cuidar dos milhares de pés de ipê.
“O projeto “Adote um Ipê” irá proporcionar que futuramente a nossa população e visitantes possam desfrutar das sombras, ar puro e de um cenário de exuberante beleza, além de incentivar nossas crianças na questão do cuidado ao meio ambiente”, enfatizou Andrezza.