Por Waldir Costa / Rondônia Dinâmica
Publicada em 05/05/2021 às 15h04
Ponte – A inauguração da ponte sobre o rio Madeira, em Porto Velho, na região da Ponta Abunã, na próxima sexta-feira (7) com a presença do presidente da República, Jair Bolsonaro (Sem Partido) é o assunto mais comentado no Acre e em Rondônia. E também crescem o número de apostas, pois apesar de a obra, com quase dois mil metros de comprimento, uma das maiores do país estar em Rondônia, a informação é que Bolsonaro e comitiva irão desembarcar em Rio Branco e não em Porto Velho. A ligação estreita, ao menos aparente, do governador Marcos Rocha (Sem Partido), eleito com Bolsonaro, ambos na época no mesmo partido, o PSL é que a coordenação da inauguração estaria concentrada na capital rondoniense.
Sucessão – Caso a concentração da solenidade de inauguração da esperada ponte seja em Rio Branco, onde ficaria instalada a comitiva governamental, será um indicativo que no processo sucessório ao governo do Estado nas eleições do próximo ano Rocha não terá o apoio de Bolsonaro, que também buscará a reeleição. Talvez isso explique a dedicação total –e elogiável– do jovem senador Marcos Rogério, presidente do DEM em Rondônia, que defende o governo federal de forma direta e irrestrita. E inclusive é motivo de matéria aqui no RONDÔNIA DINÂMICA, onde diz “sou um aliado, não sou subserviente”. Alguém tem dúvida que Marcos Rogério terá o apoio de Bolsonaro em 2022 na sua pretensão de se eleger governador? O tempo é o Senhor da razão...
Sucessão II – A possibilidade, que é grande, de Marcos Rogério ter o apoio de Bolsonaro na sua caminhada rumo ao governo do Estado no próximo ano, confirma que ele será um candidato em potencial ao cargo. É que Marcos Rogério já formatou há tempo o apoio do ex-senador Expedito Júnior, que presidiu o PSDB durante anos no Estado com muita competência. Júnior pretende concorrer ao Senado em 2022 e uma parceria com Rogério já estaria selada há tempos. Inclusive com a possibilidade de Expedito Júnior deixar o partido e se filiar ao PSD, presidido no Estado pelo seu filho, Expedito Netto, que concorrerá à reeleição.
Sucessão III – Hoje o PSDB é presidido no Estado pela deputada federal Mariana Carvalho, que a princípio pretende se reeleger. Na hipótese de Expedito deixar o partido, não está descartada a disputa pela única das três vagas ao Senado, hoje ocupada pelo senador Acir Gurgacz, presidente do PDT no Estado, que tem pretensões de concorrer ao governo do Estado por Mariana. A divergência nos tucanos é que o partido tem o prefeito-reeleito de Porto Velho, Hildon Chaves como candidato natural a governador. Como Expedito Júnior tem intenções de apoiar Marcos Rogério a governador, logicamente terá que deixar o PSDB e o caminho deverá ser o PSD. Como política é “como nuvens”, já dizia o sábio ex-governador de Minas Gerais, Magalhães Pinto, vamos acompanhando o caminho do vento...
Coronavírus – Como a coluna é postada por volta das 15h é bem provável, que a nota seja questionada, após a publicação do boletim diário sobre o coronavírus no Estado. É que nas últimas semanas, desde o início da segunda fase da vacinação contra a covid-19 diminuíram de forma gradativa as contaminações e os óbitos na capital e no interior do Estado. Lógico que a vacina é a principal responsável, mas não podemos esquecer, que o governo do Estado, praticamente liberou o trabalho de todo o comércio e manteve algumas restrições desde a última semana. A situação certamente seria melhor, caso a tese que defendemos desde o início da pandemia fosse aplicada: realização de testes rápidos continuadamente, campanhas permanentes e agressivas alertando sobre a situação e de a necessidade de cumprir rigorosamente o protocolo de segurança e vacinação das pessoas, que estão no trabalho independente de idade e profissão. As Secretarias de Saúde dos municípios deveriam ter equipes volantes, para vacinar todos os que estão no trabalho, incluindo funcionários de asilos.
Respigo
Dia muito triste com a morte da jornalista Cléo Subtil, mais uma colega que perdeu a vida devido ao coronavírus, na madrugada de hoje (5), após longo período de internamento. Que Deus a tenha e conforte os seus familiares neste momento muito difícil com a perda de um ente querido +++ Já possível notar maior movimentação nas lojas comerciais e no Porto Velho Shopping, na capital. É que os comerciantes estão apostando todas as fichas no Dias das Mães, que será comemorado no próximo domingo (9) +++ A pandemia levou à falência boa parte do comércio em todo o país. Quem conseguiu sobreviver promove campanhas intensas esta semana para convencer a clientela sobre a importância do Dia das Mães +++ Até o próximo domingo (9) a tarifa de ônibus urbano é gratuita à população, graças à ação do prefeito Hildon Chaves (PSDB), com apoio dos vereadores, ajuda da maior importância neste período de pandemia. De segunda-feira (10) a 9 de julho a passagem custará R$ 1.