Por TCE-RO
Publicada em 20/05/2021 às 13h20
Foi aprovado e assinado pelas dez instituições que integram a Ecoliga Rondônia, entre as quais, o Tribunal de Contas do Estado (TCE-RO), o Plano Estratégico da rede colaborativa, refletindo, assim, o pensamento compartilhado entre os órgãos parceiros, que se configura na idealização de metas, objetivos e planos de ação voltados ao amadurecimento dos processos de gestão da sustentabilidade na administração pública rondoniense.
Elaborado por representantes dos órgãos partícipes, o Planejamento Estratégico da Ecoliga-RO contempla ações nas dimensões clássicas do conceito de sustentabilidade, de forma a atender a legislação vigente e também proporcionar aos atores envolvidos uma maior compreensão dos aspectos gerenciais envolvidos na governança ambiental.
O Plano Estratégico materializa o diálogo entre os parceiros, ocorrido em oficinas estratégicas realizadas por videoconferência. O tempo estimado para a vigência do plano é de três anos, com revisões anuais das metas, objetivos e indicadores, a fim de manter o aperfeiçoamento contínuo das práticas de sustentabilidade previstas.
APRESENTAÇÃO NO TC-RO
Durante a apresentação do Plano Estratégico no TCE-RO, a secretária-geral de Administração, Joanilce Bandeira, frisou que, dentro do compromisso do Tribunal em atuar de forma sustentável, já há ações previstas, incluindo a criação e implementação do Plano de Sustentabilidade Ambiental, contemplando, em seu arcabouço, normatizações internas necessárias no que diz respeito a essa temática.
Já o conselheiro presidente Paulo Curi Neto, ao repassar suas impressões sobre o planejamento estratégico apresentado, destacou a importância da peça estratégica para o fortalecimento das práticas de sustentabilidade não somente nos órgãos partícipes da Ecoliga, mas para todo o setor público rondoniense.
O QUE É
Atualmente a Ecoliga-RO é composta pelo TCE-RO, Tribunal de Justiça, Ministério Público Estadual, Procuradoria da República em Rondônia, Procuradoria Regional do Trabalho de Rondônia e Acre, Tribunal Regional Eleitoral, Tribunal Regional do Trabalho de Rondônia e Acre, Universidade Federal de Rondônia, Defensoria Pública da União e Seção Judiciária do Estado de Rondônia do Tribunal Regional Federal da 1ª Região.
A missão da Ecoliga-RO é gerar práticas públicas sustentáveis e integradas, priorizando o atendimento à sociedade, orientando-se pelos seguintes valores: sustentabilidade, cooperação, responsabilidade socioambiental, ética e desenvolvimento local.
Nesse aspecto, estão previstas ações integradas e direcionadas à capacitação de servidores, contratações compartilhadas, comunidades locais, engajamento institucional, dentre outras, considerando as perspectivas social, ambiental, econômica e cultural da sustentabilidade.