Por G1
Publicada em 25/05/2021 às 15h11
Pessoas que preparavam nesta terça-feira (25) uma homenagem a George Floyd no local onde ele foi morto há exatamente um ano, em Mineápolis (Estados Unidos) ouviram tiros.
De acordo com a emissora NBC, uma pessoa baleada foi atendida em um hospital da região e não corre risco de morrer. Não há indícios de que essa vítima estava no memorial feito para Floyd quando foi atingida.
Morte de George Floyd completa um ano
Os policiais procuram uma pessoa considerada suspeita de ter efetuado os disparos. Não se sabe a motivação dos tiros, nem se há relação entre o criminoso e os protestos contra a violência policial que estão marcados para esta terça nos EUA.
Manifestantes que estavam no local conhecido como Praça George Floyd — a esquina onde o ex-segurança negro foi assassinado em Mineápolis — saíram correndo ao ouvir os disparos e procuraram abrigo nas imediações. Pouco depois, quando o risco parecia ter passado, a preparação para os atos que estão marcados para esta tarde continuaram.
Homenagens a Floyd
As homenagens a George Floyd ocorrem em um momento em que os americanos aguardam a pena para o ex-policial Derek Chauvin, já condenado pelo assassinato — nos EUA, o tempo de prisão é anunciado depois da condenação.
Nesta terça, a família de Floyd se reúne com o presidente Joe Biden na Casa Branca para pedir reforma no sistema policial americano. O tema tramita no Congresso.