Por RFI
Publicada em 29/05/2021 às 09h40
O Vietnã descobriu uma nova variante do vírus que causa a Covid-19, que seria uma combinação das variantes indianas e britânicas, informou a mídia oficial neste sábado (29).
A notícia vem à tona em um momento em que o país enfrenta uma nova onda de infecções em mais da metade de seu território, incluindo zonas industriais e grandes cidades como Hanói e Ho Chi Minh.
Até agora, o Vietnã está relativamente poupado do vírus, com a maior parte do total de 6.700 casos e 47 mortes registradas a partir de abril de 2021.
A primeira morte por Covid-19 no país se deu em 31 de julho de 2020. O país era considerado exemplar no combate à pandemia.
"Nós descobrimos uma variante híbrida, combinando indiana e britânica", disse o ministro da Saúde, Nguyen Thanh Long, em uma reunião sobre a pandemia neste sábado.
"A principal característica desse vírus é que ele se transmite rapidamente pelo ar. A concentração do vírus na garganta e na saliva aumenta rapidamente e se espalha rapidamente em um ambiente próximo", acrescentou.
O responsável não detalhou quantos casos dessa nova variante foram registrados até o momento e garantiu que suas características serão publicadas em breve para que seja registrado.
Até então, o Vietnã havia registrado sete variantes do vírus. O país foi elogiado por ter lidado com a primeira onda da pandemia no ano passado, contra a qual aplicou quarentenas em massa e um rígido sistema de diagnóstico e isolamento.
Neste momento, devido ao aumento das infecções, os movimentos são muito limitados no país, e os locais de lazer e culto estão encerrados em várias regiões.
O Vietnã tem 97 milhões de habitantes e até agora já vacinou 1 milhão de pessoas. As autoridades querem acelerar o ritmo e alcançar a imunidade do rebanho até o final do ano.