Por Marcos Santana
Publicada em 21/05/2021 às 10h55
A Supel recebeu ontem 19.05 as propostas das empresas interessadas em participar do 1º lote, referente a dez quilômetros da estrada, cujo valor é de R$ 16.537.194,67 (Dezesseis milhões, quinhentos e trinta e sete mil, cento e noventa e quatro Reais, e sessenta e sete centavos).
Os recursos para a pavimentação foram assegurados graças à aprovação de projetos do Departamento de Estradas de Rodagens (DER), para a utilização dos repasses da União, oriundos da Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (CIDE), em abril de 2018, e anunciados durante reunião no departamento, com a participação dos ex-deputados Maurão de Carvalho, Cleiton Roque, do diretor do DER-RO, Luiz Carlos Katatal, do prefeito da cidade, Nilton Caetano e do próprio Waltinho Lara.
Segundo Waltinho, a obra é de vital importância não somente para o Município, mas para todo o Estado, pois ela é a ponte de ligação dos municípios com a usina de calcário que abastece o Estado. “Em se tratando de um estado que baseia mais de 60% de sua economia na produção agrícola, falar em calcário é falar em riqueza e desenvolvimento. Parabéns ao Governo do Estado que entendeu a importãncia da pavimentação da estrada para o dsenvolvimento do Estado e para a cidade de Espigão”, avaliou.
Waltinho esteve à frente de todas as discussões do projeto quando era vice-prefeito da cidade e tem acompanhado a tramitação de todo o processo desde que deixou a Prefeitura, no ano passado. Ao comentar sobre a questão política da rodovia, Waltinho disse que a obra contou com a participação decisiva da ex-deputada Lúcia Tereza, que faleceu antes da finalização do projeto. Com a morte da deputada, os deputados Cleiton Roque e Maurão de Carvalho deram sequência à defesa do projeto na Assembleia Legislativa.
Cleiton Roque e Maurão de Carvalho, e mais tarde o deputado Ismael Crispim fizeram as articulações políticas nos governos de Confúcio Moura e Daniel Pereira para que o projeto avançasse até que fosse concluído. O Município de Espigão mantinha contato direto com os deputados estaduais e o Governo de Rondônia e participou ativamente nas reuniões políticas do projeto.
“Quando fui vice-prefeito não foram poucas, as idas e vindas a Porto Velho para tratar do tema com deputados, diretores do Departamento de Estradas e Rodagem, assessoria técnica e com a alta cúpula do Governo. Trabalhamos muito para conscientizar, ao lado da bancada estadual, o Governo sobre a importância da obra. Enfim, depois de muita luta um projeto foi elaborado. O que está sendo licitado é justamente o projeto por qual lutamos por tantos anos em nome da população de Espigão”, avaliou.
Ele também ressaltou a participação decisiva do deputado estadual do deputado Ismael Cripim que assumiu a responsabilidade de lutar pela início da licitação junto ao Governo de Rondônia após a morte da ex-prefeita Lúcia Tereza. “Crispim fez um compromisso com a população da cidade e foi muito importante na concretização do processo licitatório”. Waltinho também parabenizou o ex-diretor do DER-RO, Diego Auler, e aos antigos diretores gerais do DER-RO Luiz Katatal, e Ezequiel Neiva e o atual diretor-geral Elias Rezende e seu adjujnto Eder André Fernandes Dias que colaboraram muito com o projeto da obra. “É um projeto construído por muitas mãos e que começa a render seus frutos para bem de toda Espigão”, concluiu Waltinho.