Por Assessoria.
Publicada em 23/06/2021 às 09h15
A equipe de técnicos da ALE esteve acompanhada por um dos médicos responsáveis pela unidade de saúde, na visita às instalações do João Paulo. Na ocasião foram analisadas pela equipe a situação da unidade de saúde, após denúncias de atendimento precária, inclusive com pacientes no chão. Os servidores explicaram que estão sobrecarregados e que há necessidade de contratação de mais profissionais de saúde, para poder atender a elevada demanda de pacientes, agravada com a pandemia.
Foi constatado que o hospital conta com estrutura suficiente para atendimento, e que os servidores trabalham incansavelmente dando seu melhor, porém, necessita de melhor atenção da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), para que os serviços sejam aprimorados. Ampliar o quadro de servidores da saúde e convênios com hospitais particulares são necessários neste momento difícil de convivência com o coronavírus. Também se constatou que pacientes que necessitam de cirurgias mais complexas sejam transferidos para amenizar a situação crítica devido à enorme demanda.
O JP II conta com 120 leitos e, no dia da visita da comissão de técnicos 169 pacientes em condição de emergência foram atendidos pelas equipes médica e de enfermagem. A demanda é enorme e não há condições de se evitar a superlotação.
A deputada Cassia Muleta (Podemos) presidente da Comissão de Saúde da ALE, afirma que sua maior bandeira, neste momento difícil de enfrentamento da pandemia é a saúde. E alerta, que somente com um trabalho atuante e em conjunto com o governo do Estado poderá se observar melhoras na saúde pública de Rondônia.