Por Waldir Costa / Rondônia Dinâmica
Publicada em 28/06/2021 às 15h05
Governador – As pesquisas para consumo interno dos grupos políticos, que pretendem disputar as eleições do próximo ano, que elegerão de presidente da República a deputados estaduais, menos prefeitos e vereadores estão sendo realizadas pelos institutos especializados na capital e no interior do Estado. No Cone Sul, por exemplo, o ex-governador Ivo Cassol (PP) e o empresário Jaime Bagattoli estão numa disputa acirrada, segundo os pesquisadores. Mas o ex-presidente da Assembleia Legislativa (Ale), Maurão de Carvalho (MDB), o deputado federal e presidente regional do Podemos, Léo Moraes também estão bem cotados junto aos eleitores consultados na região onde Vilhena predomina.
Governador II – As eleições parecem distantes, mas não estão. Até 2 de outubro de 2022 serão praticamente 18 meses. Estamos, ainda, sem um prazo para controle da pandemia, mas em Rondônia temos pelo menos uma dezena de nomes em condições de governar o Estado a partir de janeiro de 2023. Caso realmente entrem na disputa os políticos, que estão sendo apontados como candidatos, quem somar no primeiro turno 15% dos votos válidos dificilmente deixará de chegar ao segundo turno, que é uma eleição bem diferente do primeiro. Quem tem pretensão de se eleger governador em 2022, deve trabalhar forte nas bases, garantir ao menos 15% do eleitorado para passar ao segundo turno, pois não há como alguém se eleger governador no primeiro turno.
Norte – A economia de Rondônia, baseada no grande, médio e pequeno agronegócio, tem segundo o jornalista, José Luiz Alves, especialista na área, conquistado espaços importantes na imprensa regional e até, em estados onde a produção agrícola é destaque. Com textos objetivos e sem “fric-froc”, a produção no campo em Rondônia conquista espaços significativos revelando sua importância no contexto econômico e social, pelos programas na Rede TV!, coluna no jornal “Diário da Amazônia”, “Portal do Diário da Amazônia”, site RONDONIA DINÂMICA e programa na rádio Transamazônica. Zé Luiz conhece e valoriza as atividades das famílias do campo que colocam “boia” na mesa dos rondonienses, além de o Estado exportar, soja, milho, café e carne de gado, dentre outros produtos para outros estados e também para o exterior.
Adão – A morte do jornalista Adão Gomes, coordenador de jornalismo e apresentador da Rede TV! Rondônia, mais uma vítima do coronavírus apagou uma chama muito forte da imprensa televisada regional. Pessoa íntegra, amigo dos amigos, simples, atencioso, ponderado e muito querido junto a categoria, Adão deixa um legado enorme no jornalismo regional. Sua figura simplória e sincera jamais irá desaparecer, porque a dor passa, mas a saudade é para sempre. Os mais sinceros sentimentos da equipe do RONDÔNIA DINÂMICA, pelo seu diretor-proprietário, Rostand Agra, aos familiares e amigos, como nós, do saudoso Adão Gomes. Que Deus o tenha!
Cacoal – Cresce movimento em Cacoal visando as eleições de outubro do próximo ano contra os políticos “paraquedistas”. Cacoal sempre teve dois ou três representantes na Assembleia Legislativa (Ale), mas neste mandato, desde a posse de Adailton Fúria (PSD), que foi eleito prefeito em 2020 e renunciou ao cargo de deputado estadual, para assumir a prefeitura, que Cacoal tem como representante na Ale somente Cirone Deiró, do Podemos. A mobilização é para se evitar voto a políticos de outros municípios, que nas eleições prometem mundos e fundos e, após se elegerem com votos dos moradores do município desaparecem deixando os eleitores na mão. São os políticos conhecidos como “paraquedistas”, aqueles que aparecem somente de 4 em 4 anos, por isso está sendo iniciada uma campanha em Cacoal para se votar em político do município.
Respigo
Pelo que tudo indica vem chegando uma nova “friagem” em Rondônia como na semana anterior. Hoje (28) em Cascavel, Oeste do Paraná, por volta das 12h30 (horário de lá) os termômetros marcavam 5 graus com sensação térmica de 1 grau +++ Aqui na terrinha, mais precisamente em Vilhena, no início da tarde de hoje a temperatura estava em torno de 19 graus, mas com previsão de 10 graus durante a madrugada. A previsão para Porto Velho é de 15 graus durante a madrugada de hoje para amanhã terça-feira (29) +++ Pela primeira vez a seleção masculina de vôlei do Brasil venceu a Liga dos Campeões, realizada em Rimini, na Itália que terminou ontem (28) com uma vitória, de virada, do Brasil por três sets a um (22/25, 25/23, 25/16 e 25/14) frente a Polônia. Jogo emocionante e o Brasil demonstrando, que é um dos sérios candidatos a mais um título olímpico dos jogos, que serão realizados no próximo mês de julho no Japão +++ Há tempo o Flamengo não perdia dois jogos em menos de dez dias. Ontem (28) foi derrotado pelo Juventude (1x0) e tinha sido derrotado pelo Bragantino (2x3) no último dia 9 +++ A semana será de pressão sobre o treinador Rogério Ceni, que não consegue ajustar a defesa e melhorar a pontaria dos atacantes. Um resultado, que não seja a vitória na próxima quinta-feira (1º) contra o Cuiabá poderá provocar a queda de Ceni.