Por Valéria Rodrigues/Secom
Publicada em 29/06/2021 às 13h00
Com um plano de retorno que envolve melhorias na Educação, o Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), tem trabalhado para que os investimentos na Rede Estadual de Ensino tenham continuidade, mesmo diante do atual cenário pandêmico. Exemplo disso, são as escolas de Ji-Paraná que foram beneficiadas com investimentos físicos e pedagógicos.
A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Janete Clair, que atende mais de mil estudantes e possui um quadro de 49 servidores, entre gestores e professores, recebeu melhorias no seu espaço educacional, além de materiais pedagógicos para oferecer maior qualidade na educação dos estudantes.
A instituição educacional recebeu um adicional de cerca de R$ 211.147,93 (duzentos e onze mil, cento e quarenta e sete e noventa e três centavos) do Programa de Apoio Financeiro (Proafi), destinado para a construção de uma nova sala de aula, reforma de todo o pátio e troca do forro da escola. A nova ala é para comportar todos os alunos, quando houver o retorno presencial.
A diretora da escola, Marina Oliveira, afirmou que a construção da nova sala foi necessária para a melhoria e oferta do ensino. “Se houvesse um retorno presencial hoje, não caberiam todos os alunos com a quantidade de salas que tínhamos, a procura pela comunidade tem crescido, pois ela tem o conhecimento da responsabilidade que temos com o ensino”.
Nova sala de aula foi construída para receber os alunos quando houver o retorno presencial
A unidade escolar também recebeu 15 computadores de última geração. Para complementar a qualidade da oferta da educação, materiais pedagógicos também foram entregues: “Coleção Diálogos”, “Microkids” e “Revisa Enem”, para preparar os estudantes para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Além dos investimentos físicos e pedagógicos, a escola recebeu Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) como: máscaras e protetores faciais entregues pela Seduc.
Vale ressaltar, que o Governo de Rondônia, a fim de minimizar os riscos de contágio e a disseminação da covid-19, está entregando às escolas da rede estadual, EPIs para a comunidade escolar, e também adaptando-as para o retorno das atividades presenciais. Foi destinado um investimento de cerca de R$ 39 mil (trinta e nove mil reais), provenientes do Proafi-Covid, para aquisição de insumos e produtos para higienização escolar, como álcool líquido, álcool em gel, água sanitária, dispensers, papel toalha e construção de lavatórios.
A diretora evidenciou o trabalho do Poder Executivo. “O Governo tem dado uma atenção especial à Educação de um modo geral. Recebemos também, outros materiais, fogões geladeiras, freezers. Nossa comunidade escolar só tem agradecer”, disse.