Por Luna Kafka Melo - Assessoria.
Publicada em 18/06/2021 às 09h27
Através de novo decreto publicado em 17 de junho de 2021, o Governador Marcos Rocha optou por permitir a retomada de cirurgias eletivas no âmbito do estado de Rondônia, porém com ressalvas.
Importante salientar que não são todas as espécies de cirurgias que podem retornar neste período, a situação ainda encontra-se em alinhamento, observando sempre as taxas de ocupação de leitos e UTI de contaminados por Covid-19. Nos hospitais particulares, ficou liberada a realização de cirurgias eletivas sob a responsabilidade dos diretores técnicos das respectivas unidades de saúde. Neste aspecto, devem ser considerados o número de leitos de UTI, estoque de medicamentos e kit entubação.
Nos hospitais públicos, o decreto publicado liberou as cirurgias eletivas desde que que paciente não venha a necessitar de UTI para o pós operatório. Ademais, como a situação ainda encontra-se em fase de alinhamento, a Secretaria de Estado de Saúde (SESAU) precisará encaminhar em até 30 dias o Plano Estadual de Retomada de Cirurgias para definir com exatidão essa questão.
A Parlamentar considera este um momento de comemoração, pois já havia pedido em documento protocolado que o Governo retornasse com as cirurgias eletivas, pois muitas pessoas no estado padecem necessitando destas cirurgias, correndo, muitas das vezes, risco de vida durante esta longa espera pelo fim da pandemia. É certo que a disseminação pelo Covid-19 ainda é alta, e que estes pacientes necessitam de muita estrutura e profissionais para atendê-los, mas não se pode ignorar aqueles que sofrem de outras enfermidades também urgentes e graves. "Neste momento, o maior compromisso do Poder Público deve ser com a saúde da população de Rondônia", afirmou Cassia.