Por Waldir Costa / Rondônia Dinâmica
Publicada em 18/06/2021 às 15h00
Parceria? – O prefeito-reeleito de Porto Velho, Hildon Chaves (PSDB) é um dos nomes cotados a disputar o governo do Estado nas eleições de outubro do próximo ano. Chaves sempre figura entre os primeiros de qualquer lista, que tenha como finalidade destacar nomes em condições de concorrer à sucessão estadual. O senador Marcos Rogério, presidente regional do DEM em Rondônia é outro nome de destaque na disputa pelo cargo de governador em 2022. Marcos Rogério e Hildon Chaves provavelmente serão adversários na concorrência pelo governo do Estado no próximo ano e, ambos com chances de sucesso. Não há como ignorar a identificação com o eleitorado de ambos.
Parceria II? – Existe um sinal de ruptura no PSDB de Rondônia, que é presidido pela deputada federal Mariana Carvalho com o ex-senador Expedito Júnior, que deverá concorrer na única das três vagas ao Senado em disputa no próximo ano. Júnior tem uma dívida de gratidão a Marcos Rogério, que o apoiou nas eleições de 2018, quando ele concorreu a governador, foi o mais bem votado no primeiro turno, mas no segundo perdeu para o atual governador Marcos Rocha (Sem Partido). Esta semana, Hildon fez um elogio público a Marcos Rogério: ““nessa empreitada em favor da população de Porto Velho, temos um grande parceiro, o senador Marcos Rogério. Ele visitou obras no município, e muitas delas foram possíveis por meio de emendas parlamentares de sua autoria”, agradeceu o prefeito.
Parceria III? – Destacar publicamente o nome de Marcos Rogério, pela liberação de emendas à capital é até normal, mas com destaque já sugere uma provável parceria em 2022. Após a declaração de Hildon elogiando Rogério surgiram vários comentários sobre o futuro político de ambos. Estariam formando uma dobradinha Marcos Rogério/Hildon Chaves para as eleições do próximo ano? Ou Hildon Chaves/Marcos Rogério? Caso uma das duas opções sejam formatadas o caminho de Júnior rumo ao Senado ficaria livre e com enorme possibilidade de sucesso. Como política é como nuvens, que mudam a cada momento, segundo o saudoso ex-governador de Minas Gerais, Magalhães Pinto, os bastidores da política estão agitados.
Cirurgias – A deputada Cássia Muleta (Podemos-Jaru) preside a Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa (Ale) e está sempre atenta a assuntos relacionados a área. Cássia está ligada ao retorno das cirurgias eletivas e alerta, que a liberação não é para todos, pois depende do número de leitos de UTI, estoque de medicamentos e kit intubação. Outro item importante do decreto, segundo Cássia Muleta, é que as cirurgias estão liberadas na rede pública, desde que o paciente não venha a necessitar de UTI no período pós-operatório. O Plano Estadual de Retomada da Saúde encontra-se em formatação, mas Carla adianta, que é necessário o máximo de cuidado, porque estamos vivendo um momento difícil com a pandemia.
Carreata – Mobilização reivindicando a vacinação do segmento bancários foi realizada na manhã de hoje (18) na área central de Porto Velho. Solicitação das mais justas, pois há tempos a coluna defende a vacinação prioritária a quem trabalha, independentemente da idade ou profissão. Professores, bancários, servidores públicos, profissionais liberais, feirantes, comerciários, médicos, enfermeiros, jornalistas, taxistas, motoristas e cobradores de ônibus, entregadores de mercadorias, etc., não importa o trabalho devem ser priorizados com a vacina. As pessoas que necessariamente têm que estar no trabalho devem vacinadas. É somente uma questão de bom senso e de responsabilidade no combate e controle da pandemia. A situação tem que ser tratada social e politicamente e não com politicagem. Na carretada dos bancários de hoje na capital foi juta, mas não seria necessário panfletar até paradas de ônibus. Bom senso é bom e necessário.
Respigo
Servidores da Assembleia Legislativa (Ale) que recebem os salários pelo Banco do Brasil (BB) estarão com o pagamento na conta amanhã (19), mesmo sendo um sábado. Já quem recebe por outra rede bancária a grana cairá na conta de segunda-feira (21) para terça-feira +++ Situação difícil a do deputado estadual Aélcio da TV (PP-PVH). Diferentemente dos colegas Eurípedes Lebrão (MDB-São Francisco), Edson Martins (MDB-Urupá) e Geraldo da Rondônia (PSC-Ariquemes) seu processo é sobre crime eleitoral, onde as chances são mínimas de vitória na Justiça Eleitoral +++ A partir do próximo dia 26 a população da Espanha estará livre do uso de máscaras ao ar livre. A covid-19 estaria sob controle, por isso a liberação do uso de máscaras em locais públicos +++ A Espanha tem pouco mais de 47 milhões de habitantes, teve mais de 80 mil mortes durante o período de pandemia e mais de 3,7 milhões de casos de covid-19. Não é um número dos mais otimistas e a decisão não diz se é para quem já recebeu a vacina, ou não.