Por Waldir Costa / Rondônia Dinâmica
Publicada em 29/06/2021 às 15h04
Ministro – Um dos nomes com plenas condições de sucesso ao governo do Estado nas eleições do próximo ano, o senador Marcos Rogério, presidente regional do DEM poderá ficar de fora na disputa da sucessão estadual. Em passado recente já se comentou que Marcos Rogério poderia assumir um Ministério do presidente Jair Bolsonaro. Agora, com a sua participação efetiva na defesa do governo federal na CPI do covid-19, seu nome cresceu junto as bases governistas e há quem garanta, que ele ocupará um ministério em breve. Caso isso ocorra, e as chances são muitas, com certeza Rogério não deverá abrir mão de um Ministério para concorrer a governador no próximo ano. Os demais candidatos à sucessão estadual, que são muitos e vários com chances de sucesso estão achando bom.
Vacinação – Matéria da revista “Veja” publicada no último domingo (27) abordando vacinação contra o coronavírus no Brasil coloca Rondônia em destaque. A matéria com o título “Os estados que mais avançaram na vacinação” neste mês de junho, que está chegando ao fim Rondônia é um deles. Além de Rondônia, também se destacaram, segundo a matéria, Maranhão, Pará, Paraná e Acre, que teriam avançado na vacinação em média 70%. Rondônia, de acordo com a reportagem, teve um incremento de 98% no número de pessoas imunizadas com a primeira dose, saindo de 230.214 pessoas vacinadas para 456.654. O trabalho do governo do Estado não está um primor, mas também não é um fracasso como se tentam apregoar.
Deputado – O vereador de Porto Velho, Raí Ferreira (PSD), eleito em 2020 já estaria se preparando para saltos mais altos na política no próximo ano. Segundo o jornalista e bacharel em direito de Rolim de Moura, proprietário do jornal “Folha da Mata”, Fernando Garcia na sua mais recente coluna “Porta Aberta”, Raí está sendo preparado pelo tio, ex-senador Expedito Júnior a concorrer a deputado estadual em 2022. Júnior é uma liderança tucana das mais expressivas no Estado, mas não conseguiu eleger nenhum parente a deputado estadual, mas tem o filho, Expedito Netto, deputado federal e presidente regional do PSD. Segundo Garcia, Raí é o nome de Júnior e Netto para a Assembleia Legislativa nas eleições gerais do próximo ano. Quem viver verá...
Candidato? – O Rei da Soja de Rondônia, o agropecuarista Juca (Valdir) Mazzutti, de Vilhena, está sendo pressionado, como ocorre sempre em períodos eleitorais a concorrer a cargo eletivo. As eleições gerais de 2022, que elegerão presidente da República, governadores, uma das três vagas dos Estados ao Senado e Distrito Federal, Câmara Federal e Assembleias Legislativas mobilizam as lideranças políticas de Rondônia. E o Cone Sul, que nos últimos anos só tinha a Família Donadon mandando e desmandando na política regional, com o deputado estadual Luizinho Goebel (PV-Vilhena) correndo por fora, mas ocupando seu espaço, hoje também têm o prefeito Eduardo Japonês (PV), que se reelegeu com tranquilidade em novembro último e o empresário Jaime Bagattoli, que perdeu a segunda vaga do Senado nas eleições de 2018, por pouco mais de 18 mil votos para Confúcio Moura (MDB) como nomes de ponta, além de Mazzutti.
Candidato? II – Nas eleições de 2018 Juca Mazzutti chegou a ser apontado como provável candidato ao governo do Estado, tendo como vice o ex-presidente da Assembleia Legislativa, Neodi Carlos, de Machadinho do Oeste. Isso foi em março de 2018, quando Mazzutti, que não era filiado a nenhum partido político chegou a dizer que tinha preferência pelo PSL, partido do hoje presidente Jair Bolsonaro e, caso optasse pela candidatura, queria Neodi como vice. Mazzutti acabou não entrando na disputa. O coronel Marcos Rocha se filiou ao PSL e acabou se elegendo governador. Como as eleições gerais vão se aproximando Mazzutti volta a ser pressionado a concorrer a um dos cargos eletivos no próximo ano. Resta saber se a governador, senador ou deputado federal, porque deputado estadual estaria descartada. Juca Mazzutti será ou não candidato em 2022? As apostas estão abertas.
Respigo
Na hipótese de o senador Marcos Rogério, presidente regional do DEM em Rondônia ser nomeado ministro de Bolsonaro, o ex-senador tucano, Expedito Júnior poderá apoiar o prefeito-reeleito de Porto Velho, Hildon Chaves (PSDB) a governador nas eleições de 2022. Júnior, liderança tucana consolidada no Estado tem uma dívida de gratidão com Marcos Rogério, que deu apoio público total a Júnior, que disputou e perdeu as eleições a governador em 2018, no segundo turno, após vencer no primeiro turno +++ Sem Marcos Rogério candidato o PSDB, presidido em Rondônia pela deputada federal Mariana Carvalho poderá lançar Hildon governador como se planeja há tempo. E não há dúvida que é fundamental o apoio de Júnior, que deverá concorrer à única vaga do Senado e fazer uma dobradinha com Hildon +++ Rondônia perdeu mais um profissional de comunicação. Morreu hoje (29) o jornalista, apresentador e entrevistador de TV, Paulo Benito +++ Recentemente Benito teve um sangramento no estômago e foi internado para tratamento. Não resistiu e veio a óbito +++ Nossos sentimentos à família. Que Deus o tenha +++ Em 1958 o Brasil conquistava pela primeira vez a Copa do Mundo, na Suécia. Gilmar, Djalma Santos e Bellini, Nilton Santos, Zito e Orlando, Garrincha Didi, Vavá, Pelé e Zagalo foi a nossa Seleção de Ouro +++ A escalação naquela época era apresentada dessa forma. Pelé com 17 anos e Garricha encantaram o mundo.