Por Notícia ao Minuto - Portugal
Publicada em 29/06/2021 às 15h26
Manifestantes anti-governo derrubaram uma estátua de Cristóvão Colombo na cidade de Barranquilla, na Colômbia, adianta a BBC. O monumento do explorador, que inspirou o nome da Colômbia, foi arrastado do seu pedestal e vandalizado.
Esta manifestação marcou os dois meses desde que começaram os protestos por toda a Colômbia, que apelam às reformas sociais na nação sul-americana.
Numa reação ao derrube da estátua de Cristóvão Colombo, o presidente da câmara de Barranquilla afirmou que os autores vão responder na justiça.
Os ativistas indígenas veem Cristóvão Colombo como um símbolo do colonialismo e da opressão. A sua estátua foi uma de várias que têm sido derrubadas nas cidades colombianas desde o início dos protestos.
Estátuas de conquistadores espanhóis têm sido derrubadas em diversas cidades, como foi o caso da estátua de Sebastián de Belalcázar, em Popayán. A figura foi derrubada pelos grupos indígenas Misak, Nasa e Pijao, que consideram este conquistador espanhol culpado dos crimes de genocídio, escravidão, tortura, violação e de roubar as suas terras ancestrais.