Por Semdestur
Publicada em 02/06/2021 às 15h24
Encontro acontece em BrasíliaA capital de Rondônia está sendo representada no I Encontro de Secretários Municipais de Turismo, que acontece em Brasília. O evento reúne 53 dirigentes de 30 municípios de 22 estados do país. Uma das pautas da reunião é a retomada das atividades do setor.
A representante de Porto Velho é Glayce Bezerra, secretária da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho (Semdestur).
A secretária de Turismo do Distrito Federal, Vanessa Mendonça, é a anfitriã do evento. Os gestores fazem parte da Associação Nacional de Secretários e Dirigentes de Turismo (Anseditur), que realiza o encontro.
Glayce Bezerra explica que, além das reuniões técnicas para a troca de experiências, o encontro é uma oportunidade para os municípios estreitarem laços com a Anseditur, o que pode gerar mais oportunidades para o desenvolvimento de medidas voltadas para o turismo de Porto Velho.
Glayce Bezerra representa a capital de Rondônia no evento“Essa nova relação oferece mais oportunidades para desenvolvermos uma série de iniciativas implementadas pela Semdestur, como por exemplo o programa Porto Velho Turística e a instalação de placas “QR Code” nos atrativos turísticos. São providências que trazem ainda mais benefícios para a cadeia turística da nossa cidade”, afirma Glayce. A secretária destacou a importância no trabalho integrado que a Semdestur faz com o objetivo de consolidar Porto Velho como destino turístico.
Nesta quarta-feira (02), último dia do evento, haverá mesa redonda com o tema "Governança", com mediação do presidente da Anseditur, Ângelo Sanches, e participação do ministro do turismo Gilson Machado e de Augusto Nardes, ministro do Tribunal de Contas da União.
Também estarão presentes o presidente da Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo do Senado Federal, o deputado Bibo Nunes, do Rio Grande do Sul, membro da Comissão de Turismo na Câmara Federal e Cacau de Paula, vice-presidente da Anseditur.
Durante o evento, serão abordados os principais projetos de lei em trâmite e as principais propostas para a retomada do turismo.
Glayce Bezerra salienta que mesmo com o avanço dos planos de vacinação e a retomada gradual das atividades turísticas, o setor, principalmente no Brasil, ainda vai demorar a registrar números semelhantes ao do cenário anterior à pandemia.
“Prejuízo em turismo não se recupera porque não existe expansão da oferta. Mesmo que haja uma demanda maior que a capacidade de oferta, o setor sempre vai trabalhar em um limite definido de lucro. É preciso que exista a otimização da receita e redução drástica nas receitas operacionais”, concluiu.