Por G1
Publicada em 01/07/2021 às 15h26
O fundador da Amazon e um dos homens mais ricos do mundo, Jeff Bezos, escolheu uma pioneira do setor aeroespacial para fazer, junto com ele, o primeiro voo tripulado de sua empresa de foguetes Blue Origin, em 20 de julho.
Wally Funk, de 82 anos, será uma "convidada de honra" da cápsula New Shepard, que decolará de um deserto no oeste do Texas.
Funk esteve entre as mulheres que passaram pelo treinamento de astronautas da NASA nos anos 1960, mas que não foram ao espaço e não chegaram a integrar a equipe da agência por causa de seu sexo.
Naquela época, todos os astronautas da NASA eram homens.
Funk, pilota e ex-instrutora de voo, foi a primeira mulher inspetora da Administração Federal de Aviação dos EUA e a primeira investigadora de segurança aérea feminina do Conselho Nacional de Segurança do Transporte do país.
A viagem
A cápsula que levará os passageiros se separará do propulsor e ultrapassará a Linha de Karman, a cerca de 100 quilômetros de altura, que marca o limite entre a atmosfera da Terra e o espaço.
A viagem terá 10 minutos de duração – 4 deles no espaço, onde poderão sentir a falta de gravidade e observar a curvatura da Terra.
O voo contará com a presença do empresário, de seu irmão Mark Bezos, de Wally Funk e de uma pessoa que ainda não teve a identidade revelada – o último assento foi garantido em um leilão e custou US$ 28 milhões.
Aos 82 anos, Funk se tornará a pessoa mais velha a ir para o espaço. O recorde era de John Glenn, que estabeleceu um recorde aos 77 anos quando voou a bordo do ônibus espacial Discovery, em 1998.
"Está na hora", disse Bezos no Instagram. "Bem-vinda à tripulação, Wally. Estamos animados em tê-la conosco no dia 20 de julho como nossa convidada de honra".
O voo automatizado será o 16º da empresa, mas será o primeiro com humanos a bordo.
O lançamento, em 20 de julho, pelo sistema New Shepard da Blue Origin, no oeste do Texas (EUA), será um momento importante, uma vez que empresas dos Estados Unidos se empenham em uma nova era de viagens espaciais comerciais privadas.
O sistema de foguetes reutilizáveis foi batizado em homenagem a Alan Shepard, o primeiro norte-americano a chegar ao espaço, 60 anos atrás.