Por Redação
Publicada em 13/07/2021 às 15h54
O alcoolismo é uma das doenças que mais influencia na morte de pessoas ao redor do mundo todos os anos. E o problema é que o abuso do álcool está cada vez mais presente na vida dos jovens.
Seja por convívio ou simples experimentação, grande parte dos adolescentes com menos de 16 anos já tiveram contato com bebidas alcoólicas e, muitos deles, usam e abusam da substância ilícita para menores de idade.
O que parece uma simples brincadeira pode provocar consequências gravíssimas na vida de qualquer pessoa quando o tratamento de alcoolismo não é iniciado em uma clínica de recuperação para alcoólatras.
Confira o que pode acontecer quando o álcool é consumido na adolescência, a seguir.
1. Dificuldades acadêmicas e de desenvolvimento
Poucas pessoas sabem dos efeitos das bebidas alcoólicas no cérebro e na saúde humana. Quando ingerido, o álcool afeta diretamente o sistema neural, provocando uma série de reações químicas que culminam na liberação de hormônios e outros neurotransmissores.
Até aí parece que o máximo que iremos sentir é prazer ao realizarmos o consumo. O problema é que o cérebro de um adolescente ainda não é totalmente formado. Existem algumas partes que ainda estão se estabelecendo e aprendendo como devem se comportar.
Sem o tratamento para alcoolismo e com o cérebro cada vez mais carregado pelo abuso do álcool, a mente começa a focar em apenas uma área, gerando atraso no desenvolvimento pessoal e intelectual do indivíduo.
2. Dependência do álcool na fase adulta
Mesmo que o adolescente exagere na bebida apenas algumas vezes nessa fase da vida, o cérebro jovem pode entender que essa é uma situação normal e criar padrões similares de comportamento para o resto da vida.
O adulto que bebia na adolescência, com certeza, estará exposto ao risco de se tornar um alcoólatra e também dependente de outras substâncias caso não procure ajuda em uma clínica de recuperação em Rondônia, por exemplo.
O que fazer com um adolescente alcoólatra? Procure uma clínica de recuperação!
O alcoolismo é uma doença séria que pode provocar, além de atraso no desenvolvimento e dependência, doenças graves, acidentes de trânsito e também a morte.
Se você tem um filho adolescente que bebe excessivamente, o ideal é procurar uma clínica de reabilitação e incentivá-lo a fazer a internação voluntária.
Quanto antes o jovem tomar consciência dos efeitos negativos do vício e enxergar o álcool em excesso como algo maléfico, mais fácil é o tratamento.