Por Pedro Bentes
Publicada em 31/08/2021 às 14h01
Objetivo é oferecer apoio aos artistas e estimular o desenvolvimento econômicoA Prefeitura de Porto Velho iniciou o mapeamento de artesãs e empreendedoras nos distritos do Baixo Madeira. O objetivo é oferecer apoio aos artistas e estimular o desenvolvimento econômico dos distritos.
De acordo com a Superintendência Municipal de Integração Distrital, a primeira etapa do trabalho consistiu no cadastro de membros da comunidade que já trabalham com o artesanato como forma de subsistência. A ideia é entender o atual cenário para que o Município possa apoiar a geração de renda de famílias ribeirinhas.
Até o momento, as equipes diagnosticaram a necessidade de instrução técnica para que os produtos artesanais possam ter condições de chegar aos consumidores finais.
Dessa forma, uma das estratégias desenvolvidas será a realização de uma feira regional dos distritos na capital, como forma de valorizar a cultura ribeirinha e viabilizar a venda dos produtos, gerando uma renda que deverá retornar aos distritos sedes por meio das artesãs.
A ação contará, ainda, com a participação e apoio da Secretaria Municipal de Indústria, Turismo e Trabalho (Semdestur), o Conselho Municipal de Direito da Mulher de Porto Velho, entre outras pastas.
Foto: Saul Ribeiro