Por Redação
Publicada em 27/08/2021 às 11h10
Escolher um carro novo nem sempre é uma tarefa fácil. Além da dificuldade de se desacostumar com o seu carro antigo, há a questão da indecisão na hora de escolher a marca, o modelo e a categoria do novo automóvel. Existe também a questão do investimento que será feito no veículo.
Por conta desses motivos, é importante decidir qual carro comprar após ter certeza de que o investimento a ser feito será positivo, ou seja, que não haverá nenhuma forma de arrependimento após a compra. Para ter certeza de que fez a escolha certa, procure por modelos de carros das melhores montadoras, como os da Fiat.
Conheça seis modelos de carros da Fiat para você comprar.
Fiat Uno - um dos carros mais queridos
Quem nunca viu um Fiat Uno rodando pelas ruas da cidade? Esse é um dos carros mais antigos ainda fabricados pela montadora italiana, mas é claro, com o design reestilizado e aplicando inovações tecnológicas. Desde 1984, a montadora fabrica e disponibiliza o Fiat Uno para todo o Brasil.
Na época em que foi lançado, o Fiat Uno era caracterizado pelos modelos desenhados com linhas quadradas e modernas, assim como um espaço interno muito bom para um carro hatch e diferentes opções de motores. Hoje, o design do Fiat Uno conta com detalhes mais arredondados e que lembram muito os veículos mais esportivos.
O Fiat Uno da linha de 2022 é vendido apenas na versão Attractive, limitando os motores ao propulsor Fire 1.0. O conteúdo interno deste modelo da Fiat é caracterizado por itens básicos como ar-condicionado, computador de bordo, direção hidráulica, faróis com máscara negra, vidros elétricos dianteiros e rodas de aço de 14” (polegadas) com calotas.
Porém, ainda é possível encontrar versões zero quilômetro do Fiat Uno diferentes da Attractive. Em uma concessionária Fiat, você encontra versões com motores 1.0 e 1.4. As versões com motor 1.0 são a Attractive, Drive e Way, enquanto a com motor 1.4 é apenas a Way.
Fiat Argo - um dos mais vendidos em 2020
Lançado em meados de 2017, o Fiat Argo foi desenvolvido com a missão de substituir outros modelos da montadora de uma só vez: Bravo, Palio e Punto. Em 2020, o hatch da montadora italiano foi o sétimo carro mais vendido no Brasil, com quase 66 mil unidades vendidas.
Diferente do companheiro Uno, o Fiat Argo é vendido em versões com motores 1.0, 1.3 e 1.8. A transmissão não possui configuração única, ou seja, é possível encontrar modelos com câmbio manual e outros com câmbio automático. As versões do Fiat Argo encontradas nas concessionárias são:
- Drive 1.0;
- Drive 1.3;
- Drive 1.3 GSR;
- Trekking 1.3;
- HGT 1.8 AT;
- Precision 1.8 AT.
A versão Trekking 1.3 é uma das mais modernas do Fiat Argo 2021. Entre algumas das inovações presentes nesse modelo, encontram-se: assistente de partida em rampas e controles de estabilidade e tração. A versão mais atualizada (2022) vem com acabamento interno na cor preta e detalhes internos exclusivos.
Fiat Cronos - o sucessor dos sedans compactos
Considerado como o sucessor do Grand Siena, o Fiat Cronos dá continuidade a uma série de sedans compactos, que surgiu no Brasil nos anos 1990, com o lançamento do antigo Siena. Com origem na mitologia grega, o nome dado ao veículo é em homenagem a Cronos, rei dos titãs e deus do tempo.
A Fiat disponibiliza o Cronos em cinco versões diferentes, diferenciadas pela potência do motor e pelo câmbio manual ou automático. As versões desse modelo encontradas em algumas das concessionárias Fiat são:
- Cronos 1.3;
- Drive 1.3;
- Drive 1.8 AT;
- Precision 1.8 AT;
- Precision 1.8 MT.
Para bater de frente com os modelos sedan de outras montadoras concorrentes, a Fiat lança o Cronos com uma roupagem mais moderna, comprimento de 4,36 metros, espaço condizente e um porta-malas com ótimo volume. O projeto da montadora conseguiu incluir mais cinco litros na capacidade total do porta-malas.
O design do Fiat Cronos é moderno e agressivo, chamando a atenção com o para-choque feito com linhas bem acentuadas e uma grade estilizada. Além disso, o modelo apresenta faróis com máscaras negras e LEDs diurnos. A carroceria e os detalhes na lataria trazem a ideia de um carro esportivo, com maçanetas cromadas e design atraente.
Fiat Mobi - o subcompacto mais econômico
O Fiat Mobi é perfeito para quem quer um carro subcompacto, com design esportivo e que consiga rodar bem pela cidade. Esse modelo chega para substituir outros que saíram de linha, o Palio e o Uno Mille. Em concessionárias Fiat, encontram-se modelos zero quilômetro do Mobi em diferentes versões:
- Drive 1.0;
- Easy 1.0;
- Easy Comfort 1.0;
- Like 1.0;
- Way 1.0.
No primeiro semestre de 2021, o Fiat Mobi foi o quinto veículo mais vendido no Brasil, com um total de emplacamentos superior a 47 mil. As dimensões desse modelo fazem jus a categoria de subcompacto: 1,50 metros de altura, 1,63 metros de largura e 2,30 metros na distância entre eixos.
Fiat Toro - picape médio-compacta
Em 2014, um novo modelo de carro da Fiat foi exibido no Salão do Automóvel de São Paulo. Sob o conceito FCC4, a montadora italiana introduziu um carro sedan com características diferentes, que originariam um novo projeto. Pouco tempo depois, mesmo sem a marca evidenciar o que se tornaria esse propósito, surge a Fiat Toro.
O lançamento, de forma oficial, da Fiat Toro aconteceu em 2016. Na época em que foi lançada, a montadora afirmou que esse modelo inaugurou um novo conceito, Sport Utillity Pickup (SUP), que em inglês significa Picape Utilitária Esportiva. No primeiro semestre de 2021, a Fiat Toro foi o sétimo carro mais vendido no Brasil, com pouco mais de 41 mil emplacamentos.
Em concessionárias Fiat, é possível encontrar diferentes versões de anos distintos da Fiat Toro. São elas:
- Endurance 1.6 AT Flex;
- Endurance 1.8 MT Flex;
- Endurance 2.0 4x4 Diesel AT;
- Freedom 1.8 AT Flex;
- Freedom 2.0 4x4 AT Diesel;
- Ranch 2.0 4x4 AT Diesel;
- Volcano 2.0 4x4 Diesel;
- Volcano 2.4 Flex;
Percebe-se que esse modelo é vendido em versões com motores a diesel, sendo um diferencial entre outros modelos da própria montadora. Isso se deve ao fato da proibição da venda de carros de passeio feitos com motores a diesel. Por serem considerados veículos utilitários esportivos (SUV), modelos como a Fiat Toro podem ser comercializados com esse motor.
Essa picape conta com algumas inovações tecnológicas como aviso de mudança de faixa, comutação automática dos faróis, frenagem autônoma de emergência, faróis Full LED, melhorando em 30% o desempenho (performance) dos faróis, e painel de instrumentos totalmente digital de 7’’.
Fiat Strada - o carro mais vendido em 2021!
O ano ainda não acabou, mas a Fiat conseguiu marcas muito positivas no quesito de vendas de automóveis. No primeiro semestre de 2021, quatro modelos da montadora estão presentes na lista dos dez carros mais vendidos no Brasil: Fiat Toro (7º), Fiat Mobi (5º), Fiat Argo (3º) e Fiat Strada, líder de vendas com mais de 70 mil emplacamentos.
Há mais de 20 anos no mercado automobilístico, a Fiat Strada, picape compacta e comercial, é o modelo mais vendido na categoria, mantendo um ritmo de vendas de forma dominante. Em média, é possível dizer que a cada dez picapes pequenas vendidas no Brasil, oito são Fiat Strada.
Após anos de vendas e domínio no meio automobilístico, o modelo recebeu uma modernização e ficou com um estilo ainda mais esportivo: a Nova Strada Fiat. Além da nova cabine feita para comportar toda à família com espaço, o interior desse modelo apresenta um toque de elegância.
Esse modelo de picape é muito versátil. Seja para um trabalhador rural ou para alguém que circula em estradas urbanas, a Nova Strada Fiat se torna uma ótima opção. A caçamba da picape possui o maior volume de carga entre os veículos da categoria, com 1354 litros e capacidade de até 72 quilos na versão cabine plus. Na versão cabine dupla, a Nova Strada Fiat tem volume de 844 litros e capacidade de até 650 quilos