Por Folha do Sul/Rildo Costa
Publicada em 27/08/2021 às 10h53
O rio que abastece a área urbana de Cerejeiras está secando. A cada dia que passa, a longa estiagem que se impôs à região deixa o leito do rio Arara cada vez mais seco.
As fotos que ilustram esta reportagem foi tirada na ponte da Linha 4, próximo à área urbana de Cerejeiras. Mais próximo das nascentes do rio, a situação é muito pior, como mostra imagem secundária.
Na tarde de quarta-feira, 26, a Caerd emitiu um comunicado para que a população diminua o consumo de água. A autarquia capta água do rio Arara e abastece 40% da área urbana cerejeirense, o que representa cerca de 2 mil residências. No mesmo dia do comunicado, a companhia interrompeu o fornecimento de água em vários pontos da cidade, o que preocupou ainda mais a população que precisa constantemente deste líquido precioso.
Veja, abaixo, o comunicado:
Cerejeiras – 25/08/2021 – Comunicado a população
A Companhia de Águas e Esgotos de Rondônia (CAERD) comunica aos seus clientes residente no município de Cerejeiras que, a população evite lavar veículos, calçadas e outros gastos desnecessário no momento.
Ressaltamos que nesta época do ano ocorre o rebaixamento natural do nível dos rios, devido ao rigor do verão na região amazônica, que aliado ao alto consumo de água nesta época, já está afetando a distribuição de água no município.
Neste sentido, visando evitar ainda mais o comprometimento do fornecimento de água, a Caerd está solicitando o apoio da população de Cerejeiras, para economizar e controlar o uso da água para evitar o racionamento.
Desde já, agradecemos a compreensão de todos.
Assessoria de comunicação da Caerd