Por Waldir Costa / Rondônia Dinâmica
Publicada em 12/08/2021 às 15h01
Senado – Presidente regional do Solidariedade e superintendente do Sebrae-RO, o ex-governador de Rondônia, Daniel Pereira é candidato a única vaga ao Senado nas eleições gerais do próximo ano. Das três vagas de Rondônia a senador, somente a de Acir Gurgacz, presidente regional do PDT é que estará na disputa nas Eleições 2022. Gurgacz tem problemas de inelegibilidade e provavelmente não estará em condições legais, para concorrer à reeleição no próximo ano e deverá apoiar Pereira na sua tentativa de chegar ao Senado. Daniel é parceiro fiel de Acir e deixou uma provável reeleição a governador em 2018, quando era vice de Confúcio Moura (MDB), que renunciou para se candidatar e se eleger senador, para apoiar Acir.
Fidelidade – A parceria e demonstração de companheirismo de Pereira com Acir vem desde as eleições a governador de 2014. Na convenção partidária, na época, do PMDB, foi aprovada uma chapa “Puro Sangue”, com Confúcio governador e o deputado federal Lúcio Mosquini, hoje presidente regional do MDB, na condição de vice. Acir, que era integrante da coligação partidária, bateu o pé e praticamente impôs a candidatura de Daniel Pereira (PSB) a vice. Em 2018 Pereira, já governador, poderia ter concorrido à reeleição, mas optou por apoiar Acir, que acabou não conseguindo registrar a candidatura a governador. E não há como negar, que as chances de Daniel Pereira se reeleger eram reais.
Fogo – As queimadas criminosas em Rondônia continuam e contribuem com a fumaça aumentando o grau de poluição da atmosfera, já comprometida com o período de estiagem, ocasionando sérios prejuízos ao aparelho respiratório de humanos e animais, porque afeta diretamente os pulmões. A diretoria da Energisa, distribuidora de energia elétrica no Estado também está preocupada com a situação e alerta para o perigo das queimadas em locais próximos às linhas de transmissões. É importante lembrar, que queimadas em locais de linhas de transmissão de energia devem obedecer espaço de 15 metros dos limites de segurança e de 100 metros ao redor das subestações. Que deve desobedecer incorrer a crime federal, segundo o Decreto 2.661 de 1998.
Distritão/Coligações – A aplicação do sistema Distritão para deputados nas eleições de outubro do próximo ano foi descartada ontem (11) na Câmara Federal. Distritão é usado na escolha dos cargos Executivos (presidente da República, govenadores e prefeitos) e também de senadores. As coligações, que não valeram para as eleições municipais (prefeito e vereador) de 2020 voltarão em 2022. Para que as coligações retornem a PEC aprovada pelos deputados deve se transformar em emenda constitucional um ano antes das eleições ano, ou seja, até dia 2 de outubro próximo. É o fim da rosca...
Cacoal – A Lei 4.721/2021 discutida e aprovada em plenário pelos vereadores de Cacoal de combate à violência doméstica, proposta pelo vereador Paulo Henrique (PTB), foi encaminhada para sansão do prefeito Adailton Fúria (PSD). Ocorre que Fúria não concorda com a lei aprovada pelos vereadores alegando inconstitucionalidade e contesta na Justiça. Agora a decisão está com o Tribunal e Justiça (TJ). Como o vereador Paulo é advogado não pode defender seu projeto no TJ, mas está pedindo apoio da OAB-RO e outras entidades para se evitar o arquivamento da Lei, que segundo Paulo, que também é jornalista, “não tem nada de inconstitucional”. O assunto, ainda, deverá render muito disque-me-disque.
Respigo
A volta das coligações nas eleições no Brasil é mais uma aberração do processo político eleitoral. E uma maneira de eleger políticos que não tem votos e onerando cada vez mais os bolsos do povo +++ Membros do MDB de Rondônia alardeando, que o senador Confúcio Moura será candidato a governador nas eleições do próximo ano. Acreditamos que somente os peemedebistas não sabiam que Confúcio é candidatíssimo ao cargo, que já ocupou durante dois mandatos seguidos +++ O experiente político sempre deixou no ar, quando questionado, a resposta sobre uma candidatura ao governo do Estado em 2022. Quem apostar que ele estará na disputa certamente ganhará +++ O Dnit está trabalhando no recapeamento do prolongamento da BR 429 no trecho urbano em Porto Velho. Há tempo que partes das avenidas Jorge Teixeira e Imigrantes na capital, que servem de acesso aos portos no rio Madeira estão danificadas em razão da passagem contínua de veículos pesados +++ A recuperação está sendo realizada desde o início da semana. Há tempos se solicitava pela ação do Dnit, mesmo sendo uma área urbana, mas que tem os trechos servindo de rodovia federal.