Por Assessoria parlamentar
Publicada em 19/08/2021 às 09h15
A deputada estadual Cássia Muleta (Podemos) está indignada com a atitude de uma professora de uma escola de Porto Velho, que expulsou uma criança com espectro autista da sala de aula. A professora alegou não haver cuidador para atender a criança.
A retirada da criança da sala de aula gerou desconforto e humilhação a ela e aos familiares. É Lei no Brasil que as escolas (públicas e privadas) devem disponibilizar cuidadores e estrutura para atender as crianças com necessidades especiais.
O menino de 9 anos é filho da enfermeira Mabel Colares, que utilizou as redes sociais para expor sua indignação com o ocorrido. Segundo Mabel, seu filho foi retirado da sala de aula pela professora, porque a escola não tem cuidador para atende-lo, uma atitude inaceitável.
Com o retorno das aulas presenciais, que estavam paralisadas devido a pandemia, a direção da escola havia confirmado, que o aluno estava liberado para retornar. Porém ele acabou sendo impedido de permanecer na sala de aula.
A deputada Cássia Muleta integra a Comissão da Criança, Adolescente e Idoso da Assembleia Legislativa (ALE), além de mãe e avó dedicada. Cássia considerou a situação como “extremamente grave” e colocou seu gabinete à disposição para dar o suporte a todas as mães, que estejam tendo problemas com filhos especiais, pois, “violência contra criança, jamais”, afirmou.