Por Bang Showbiz
Publicada em 30/08/2021 às 14h37
O artista é conhecido por audiências contemporâneas pelo papel de Carl Fredricksen em Up: Altas Aventuras, da Pixar, interpretando um idoso que amarrou centenas de balões na casa e embarcou em uma jornada junto ao cão Doug e o jovem escoteiro Russell.
Um agente de Asner confirmou a morte do ator à Variety, citando que ele morreu neste domingo próximo à família.
O primeiro grande sucesso na carreira de ator de Asner foi no The Mary Tyler Moore Show, que foi exibido entre 1970 e 1977. Asner interpretou o editor Lou Grant, chefe de Moore. O artista ganhou três prêmios Emmy de ator coadjuvante pelo papel na série. O personagem era tão popular que ganhou uma série spinoff com tom dramático chamada Lou Grant. Asner também ganhou prêmios Emmy pelos trabalhos em Homem Rico, Homem Pobre) e Raízes. Ele também apareceu como Papai Noel em Um Duende em Nova York.
Em 2010, Asner disse à CNN que nunca tinha visto um filme Pixar até Wall-E, que estreou um ano antes de Up: Altas Aventuras.
"Fiquei chocado em ver o quão adulto Wall-E era, com a ambientação nas nossas vidas, tanto presente quanto futuro, e como eles lidam com isso... E então aliviado em descobrir que o filme em que eu estava trabalhando, Up, também era adulto", disse Asner. "Se eu fosse responsabilizar os produtores e distribuidoras de qualquer maneira é que eles não encontraram uma maneira melhor de fazer adultos perceberem que esse filme é tanto para os adultos quanto para as crianças... Meu Deus, aquela passagem de quatro minutos que detalha a vida deles juntos. Todos nós queremos que nossas vidas sejam representadas tão lindamente como aquilo." Qualquer um que tenha assistido Up: Altas Aventuras, sabe qual trecho a qual Asner se referia.
Os papeis mais recentes de Asner incluem aparições em Grace & Frankie, Cobra Kai, vozes em American Dad e The Boondocks. A recepção positiva de Up: Altas Aventuras revigorou o interesse na presença do ator, dando a ele papeis em Law & Order: SVU, The Middle e Hawaii Five-0.
Asner deixa quatro filhos.