Por Assessoria parlamentar
Publicada em 04/08/2021 às 08h57
O deputado federal Expedito Netto (PSD), esteve em reunião hoje (03), com professores e alunos do curso de veterinária da UNIR em Rolim de Moura. Esse diálogo entre os docentes e o parlamentar já existe há algum tempo e Expedito tem procurado atender as demandas e necessidades do curso.
A grande preocupação no momento são os recursos, primeiramente, destinados, através de emenda parlamentar, no valor de R$ 1 milhão que seriam, 500 mil reais para o curso de história e 500 mil reais para a clínica veterinária do campus de Rolim de Moura, que infelizmente, ficaram paralisados na sede da Universidade, em Porto Velho.
“Entendo todas as situações que envolvem a UNIR neste momento, mas não aceito e não concordo que esse recurso seja utilizado para terminar obras mal administradas, como a do refeitório de Porto Velho, ao invés de garantir qualidade e desenvolvimento para o curso de veterinária em Rolim de Moura. Fui procurado pelos professores e destinei o recurso para a clínica veterinária. Entendo a necessidade jurídica de terminar obras inacabadas, mas não concordo que utilizem esse recurso para tampar buracos ou invés de solucionar problemas”, enfatizou o parlamentar durante a reunião, em que deixou bem claro, a sua indignação pela falta de comunicação com a reitoria da Universidade.
Os alunos e professores que participaram da reunião, ressaltaram a sua indignação e sensação de “abandono e desprezo” junto à administração estadual da UNIR. A reitora, Marcele Pereira, presente na reunião, falou sobre a situação complicada que a universidade vive com os cortes de orçamento e garantiu que não deixará o curso de veterinária, em Rolim de Moura, sem recursos, apenas, não poderá garantir que isso seja contemplado no orçamento deste ano, ou seja, as emendas destinadas por Expedito Netto para os cursos do Campus de Rolim de Moura, não serão utilizadas conforme a sua indicação e o anseio dos professores.
Expedito Netto finalizou a reunião informando que vai agendar uma reunião com o Ministério da Educação para ver uma forma de solucionar esse problema. “Vou correr atrás. Vou buscar junto ao Ministério soluções para que possamos terminar as obras inacabadas sem comprometer o orçamento que foi destinado para a clínica veterinária. Esse curso e a capacitação dos alunos é de extrema necessidade para a economia do município e de todo o nosso estado. Essa clínica é essencial e significa qualidade de ensino”, enfatizou o parlamentar.