Por G1
Publicada em 30/08/2021 às 12h09
Foguetes lançados contra o aeroporto internacional de Cabul, capital do Afeganistão, atingiram um bairro próximo nesta segunda-feira (30), segundo a agência de notícias Associated Press.
Eles caíram do outro lado da cidade, no bairro de Salim Karwan, e atingiram blocos de apartamentos residenciais, disseram testemunhas à agência. O bairro fica a cerca de 3 km do aeroporto.
Ainda não está claro se alguém ficou ferido com o ataque, que ocorre na véspera do fim do prazo para tropas americanas e aliadas se retirarem do Afeganistão e encerrar a guerra mais longa da história dos Estados Unidos.
Também nesta segunda, o sistema antimísseis dos EUA interceptou cinco foguetes lançados contra o aeroporto (veja no vídeo abaixo). Os voos de retirada não foram interrompidos.
O Estado Islâmico assumiu responsabilidade pelos ataques, segundo a agência Reuters. "Pela graça do Deus Todo-Poderoso, os soldados do Califado atacaram o aeroporto internacional de Cabul com seis foguetes Katyusha", disse o grupo em uma rede social.
O Aeroporto Internacional Hamid Karzai tem sido palco recorrente de cenas de caos desde o dia 15, quando o Talibã tomou Cabul e voltou ao poder no Afeganistão, e passou a ser alvo de ataques do Estado Islâmico-Khorasan (EI-K), braço afegão do grupo terrorista, que é inimigo do Talibã.
No bairro de Chahr-e-Shaheed, um carro destruído que parece ter sido usado no ataque tinha tubos de lançamento foguetes caseiros montados no lugar do banco de traseiro.
O Estado Islâmico e outros grupos terroristas costumam montar esses tubos em veículos e transportá-los, sem serem detectados, até perto do alvo.
Mais de 180 mortos em atentado
Eles ocorrem em meio à corrida contra o tempo dos EUA e aliados para concluir a retirada de tropas e civis do Afeganistão até amanhã, terça-feira (31), prazo estipulado pelo presidente americano, Joe Biden.
Na quinta-feira (27), o Estado Islâmico-Khorasan fez ataque suicida em um dos portões do aeroporto e matou mais de 180 pessoas, incluindo 13 militares americanos.
Respostas dos EUA
A primeira resposta dos EUA veio no sábado (28): dois integrantes do EI-K foram mortos e um ficou ferido em um ataque com drone. Militares americanos dizem que os três estavam envolvidos no planejamento e execução do atentado no aeroporto.
No mesmo dia, Biden alertou que um novo ataque no aeroporto seria "muito provável" nas "próximas 24 a 36 horas" e que o bombardeio "não seria o último".
A promessa foi cumprida no domingo (29): os EUA fizeram um novo ataque aéreo com drone contra integrantes do EI-K e atingiram um carro que levava um homem-bomba ao aeroporto (veja no vídeo abaixo).
Um porta-voz do comando central dos EUA, o capitão Bill Urban, afirmou que os militares americanos estão tentando descobrir se o ataque matou algum civil e que, por enquanto, não há evidência disso.
O Talibã confirmou no mesmo dia que o ataque dos EUA atingiu um homem-bomba que estava em um carro e que ele pretendia fazer um atentado no aeroporto de Cabul.