Por Cleuber Rodrigues Pereira/Secom
Publicada em 19/08/2021 às 13h15
Em grande evento virtual, o Governo de Rondônia, por meio da Fundação Cultural do Estado (Funcer) realiza nesta sexta-feira (20) a abertura oficial da exposição temporária “Coletivo do Porto”, na Casa da Cultura Ivan Marrocos – Galeria Afonso Ligório, com participação de artistas e intelectuais de destaque do Estado, e que ficará disponível para acesso ao público no período de 20 de agosto a 30 de setembro, dando oportunidade para que todos possam conhecer.
De acordo com Simone Bitencourt, presidente da Funcer, órgão responsável pela exposição, qualquer pessoa pode participar da live que será transmitida a partir das 16h desta sexta-feira, pela página da Fundação no Facebook – https://www.facebook.com/FUNCER-Funda%C3%A7%C3%A3o-Cultural-do-Estado-de-Rond%C3%B4nia-105946984525590. Ela explicou que, de acordo com a programação, o funcionamento da exposição se dará de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h30, e aos sábados das 9h às 14h.
A dirigente da Fundação Cultural disse que esta é a sétima live da Casa de Cultura Ivan Marrocos neste ano, e que está se preparando para receber grandes nomes das artes plásticas e pintores de Rondônia, entre eles, Franciney Vasconcelos, Tânia Coelho, Assis Chateaubriand, Arlete Cortez e Vânia Menezes; e os escultores Geraldo Cruz, Eliane Borges e João Zoghbi. Insta observar que as obras deste coletivo mostram técnicas diferenciadas entre pinturas, colagens no estilo esculto-pintura e esculturas em concreto e papel. “Esta iniciativa é um ponto de partida de um movimento artístico cultural que herda o nome da exposição”, disse.
PALÁCIO DAS ARTES
Simone Bitencourt anunciou também a realização da “Exposição Divina Arte”, que terá lugar no Palácio das Artes, sábado (21), a partir das 18h, com a exposição dos melhores da arte e cultura de Rondônia, destacando Eryle Abstr, Assis Chateaubriand, João Zoghbi, Franciney Vasconcelos, Henrique Landa e Maria de Nazaré (Nazarte).
Esta exposição, segundo a presidente da Funcer, será realizada no hall de entrada do Teatro Palácio das Artes, com uma programação especial, que terá inclusive a apresentação da Orquestra Villa Lobos e seus Clássicos do Rock, às 20h. Para ela, “esta é mais uma oportunidade para o movimento cultural e artístico se mostrar, e para a sociedade rondoniense conhecer e desfrutar da beleza de nossa arte e do talento dos nossos artistas”, disse.