Por Virgínia Duan
Publicada em 04/08/2021 às 09h00
Nesta segunda-feira (02/08), o Programa Mesa Brasil do Sesc Rondônia deu continuidade ao recebimento de alimentos que serão destinados às comunidades em situação de vulnerabilidade social, principalmente no contexto da pandemia do novo coronavírus (COVID-19). Em parceria com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e Ministério da Cidadania, o Mesa Brasil Sesc, enquanto unidade recebedora, trabalha na articulação entre a produção da agricultura familiar e as necessidades da complementação alimentar local.
Através da modalidade Compra com Doação Simultânea (CDS), no Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) executado pelo Conab, o programa social do Serviço Social do Comércio – Sesc Rondônia mensalmente tem recebido aproximadamente 3,200 kg de polpas de frutas e, quinzenalmente, 11,5 toneladas de alimentos dos hortifrútis granjeiros. Em Porto Velho, tais alimentos são recebidos a partir de parcerias firmadas com a Cooperativa Reca (localizada no distrito de Nova Califórnia) e com a Associação de Ação popular (localizada no Jardim Santana), sendo direcionados ao atendimento de 33 organizações que foram cadastradas no projeto. Além da capital rondoniense, Ji-Paraná é um dos municípios atendidos pelo projeto com entregas semanais que beneficiam populações em vulnerabilidade social e nutricional, como comunidades, centros de recuperação, associações de bairros, creches e escolas. Neste município, as cooperativas e associações participantes do projeto são AMARI, ASPROGEL, APRUSRIA, COOPLEAGRI, APROBOV, APROSAT, ASPROMIG E COOCASIN; resultando no benefício de 25 entidades sociais.
“Nessa época de pandemia esses alimentos vêm somar e complementar a necessidade nutricional que esse público apresenta. O objetivo dessa ação é dar suporte nutricional para o fortalecimento do sistema imunológico dessas pessoas, especialmente nesse momento. Nós do programa Mesa Brasil Sesc atuamos diretamente na complementação dessas refeições, no combate à fome e contra o desperdício de alimentos. Acreditamos que nosso papel é fundamental nessa ação”, comentou a coordenadora do Programa Mesa Brasil Sesc em Rondônia, Valécia Celestino.
Entidades que realizam trabalho junto às comunidades em vulnerabilidade social e que tenham interesse em participar do projeto devem apresentar todos os documentos referentes à sua constituição, ter certificado do conselho municipal de assistência social, estarem devidamente registrados nos órgãos competentes, bem como ter a comprovação dos seus serviços junto ao público-alvo. “Munidos desses documentos, os interessados podem enviar um ofício ao diretor regional do Sesc Rondônia solicitando cadastro junto ao programa Mesa Brasil. Esse ofício será analisado e posteriormente emitiremos o parecer”, complementou Valécia.
Para dúvidas e demais esclarecimentos, os interessados podem enviar e-mail para [email protected]
SOBRE O MESA BRASIL SESC
O Sistema Fecomércio Rondônia, através do Serviço Social do Comércio – SESC, possui uma rede nacional de bancos de alimentos contra a fome e o desperdício, mais conhecida como o Mesa Brasil Sesc. Seu objetivo é contribuir para a promoção da cidadania e a melhoria da qualidade de vida de pessoas em situação de vulnerabilidade social, através de ações educativas e de distribuição de alimentos excedentes ou fora dos padrões de comercialização, mas que ainda podem ser consumidos. Dessa forma, o Mesa Brasil Sesc contribui para a diminuição do desperdício e reduz a condição de insegurança alimentar de crianças, jovens, adultos e idosos. Em ambos os polos desse percurso, as estratégias de mobilização e as ações educativas incentivam a solidariedade e o desenvolvimento comunitário.
Acompanhe as ações doSESC RO nas redes
Na Web: https://sescro.com.br/
No Instagram: @sesc_ro
No Facebook: @sescrondonia