Por TJ-RO
Publicada em 02/08/2021 às 17h01
Uma solenidade simples e marcada pela reverência a um dos pioneiros da Advocacia na Comarca de Cacoal, que, além do nome, tem agora registrada a imagem plácida e reflexiva na entrada do Plenário do Tribunal do Júri. A solenidade em homenagem ao advogado Antônio Paulo dos Santos, com o descerramento da placa em sua homenagem, fixada no segundo andar do Fórum Desembargador Aldo Castanheira, ocorreu na manhã desta sexta-feira, 30. Devido às restrições para prevenção da covid-19, a solenidade não teve convidados, apenas familiares e representantes do Tribunal de Justiça de Rondônia, Ministério Público e Ordem dos Advogados participaram da cerimônia, que teve transmissão pelo canal do TJRO, no YouTube. O homenageado faleceu em 2013.
Como dito nas palavras do juiz auxiliar da Presidência, Guilherme Ribeiro Baldan, que falou em nome do Tribunal de Justiça, a aura do homenageado esteve presente durante o encontro, repleto de saudade, mas também com o humor e cordialidade que eram peculiares do Dr. Paulo. Juiz na comarca no início da carreira, Baldan conviveu com o advogado e a família e pôde testemunhar em suas palavras a justeza e honorabilidade da decisão institucional de nominar o plenário do júri com o combativo advogado. O juiz auxiliar e secretário-geral do TJRO, Rinaldo Forti, representou o desembargador Paulo Mori, presidente do TJRO, no descerramento da placa, e externou a satisfação em poder prestar essa homenagem ao causídico. Forti entregou uma lembrança à viúva, Abigail dos Santos, logo após a placa ser revelada ao público, pelas mãos da esposa do Dr. Paulo e da juíza de direito Emy Karla Yamamoto, diretora do fórum de Cacoal.
Também advogado, como o pai, Flávio Luiz dos Santos falou em nome da família. Disse que todos se sentem lisonjeados pela homenagem, pois o advogado Paulo foi muito importante para a Advocacia na região, ainda mais no Plenário do Júri: “é um ambiente em que a gente luta muito pela aplicação da Justiça”, afirmou.
O presidente da Subseção de Cacoal, Diógenes Nunes, lembrou que o pioneiro era respeitado por todos: “um advogado combativo e respeitoso”. Em seu discurso, no qual se referiu várias vezes ao homenageado como “tio Paulo”, destacou as qualidades de temperança e humildade e celebrou o fato de que, no início da carreira, teve a satisfação de dividir com o Dr. Antônio Paulo os espaços do fórum e os eventos da OAB local. A promotora de Justiça Karine Stellato também participou da solenidade.
História de vida
A decisão de nomear o Plenário do Tribunal do Júri do Fórum de Cacoal Desembargador Aldo Alberto Castanheira Silva, a partir da indicação acolhida pela Comissão de Honraria e Mérito do Tribunal de Justiça de Rondônia, foi aprovada pelo Tribunal Pleno Administrativo do TJRO.
A indicação partiu da Ordem dos Advogados do Brasil, como forma de o Poder Judiciário homenagear um pioneiro da sociedade Cacoalense. O advogado Antônio Paulo dos Santos foi militante da advocacia por mais de 20 anos, e professor da Universidade Federal de Rondônia — UNIR, Campus de Cacoal.
De origem humilde, Antônio Paulo migrou de São Paulo para Rondônia e fixou-se em Cacoal, onde pretendia passar apenas cinco anos. Junto com a esposa Abigail criou os filhos Antônio Paulo, Maria Raquel, Helena Cristina e Flávio Luís. Amante da música, ativo na vida social cacoalense, foi definido como um bom conselheiro e excelente orador. Conforme a manifestação da OAB, na época da indicação, o homenageado deixou uma herança inestimável à advocacia e às causas institucionais. Antônio Paulo foi Presidente da Subseção de Cacoal, Conselheiro Estadual e Conselheiro Federal da OAB.