Por Redação
Publicada em 26/08/2021 às 09h57
Com certeza você já comeu doces e depois foi direto beber água, não é mesmo? Consumir alimentos adocicados e não sentir sede é mesmo quase impossível. A explicação desse fenômeno, se relaciona com a tentativa do organismo em equilibrar a concentração de açúcar nos líquidos do corpo.
Bom, explicando melhor, no processo de digestão, o alimento é absorvido pelas paredes do estômago e o açúcar, por sua vez, cai na corrente sanguínea. Assim, acaba ocorrendo a elevação da quantidade deste produto no sangue, provocando a sede.
Processo de digestão ao ingerir doce
Comer uma deliciosa barra de chocolate, um sorvete ou um doce recheado com nutella é, realmente, muito prazeroso, mas dá sede. No entanto, a sede é o corpo trabalhando a nosso favor.
O processo de digestão do nosso corpo, ao comermos um doce, é diferente. As paredes do estômago absorvem o alimento, fazendo com que o açúcar caia na corrente sanguínea. Logo, aumenta a quantidade deste produto no sangue. E é isso que promove a sede.
A razão é associada diretamente com um aumento nos níveis de açúcar no sangue. Ao ingerir o açúcar, ele entra no estômago e vai para a corrente sanguínea. Até mesmo quando consumimos salgado, também sentimos sede, pois é um jeito do corpo equilibrar os nutrientes corporais.
Consumir bebidas açucaradas ajuda a matar essa sede?
Tomar uma bebida açucarada, como o refrigerante, em cima da sobremesa, não ajuda em nada. É ainda pior, pois você está confundindo seu organismo ao ingerir mais açúcar no corpo. Sem contar que o organismo recebe muitas calorias vazias.
É importante, inclusive, pensar em diminuir a quantidade de açúcar consumido. O açúcar instiga a comer em excesso e causa problemas sérios de saúde, como obesidade e diabetes.
A baixa ingestão dele ajuda a perder peso rapidamente também. O resultado é mais energia ao corpo, menos mudanças de humor e uma melhora no aspecto da pele. Ou seja, mais saúde.
A OMS, Organização Mundial de Saúde, recomenda uma dose máxima diária de 6 colheres de chá de açúcar, sendo que cada colher tem cerca de 4g. Esta é a necessidade média de energia de um adulto.
Água enquanto ingere doces
Será que beber uma garrafa de água mineral e, ao mesmo tempo, comer um belo doce, pode ser uma opção para cessar a sede que vem depois? Não, não é bem assim. O consumo de água enquanto ingerimos doces eleva, ainda mais, os níveis de açúcar no sangue.
A água ajuda o corpo a absorver a glicose dos alimentos. Dessa forma, seu consumo, juntamente de doces, aumenta significativamente os níveis de glicemia pós-prandial.