Por Waldir Costa / Rondônia Dinâmica
Publicada em 25/08/2021 às 15h09
Colapso – Produtores rurais e empresários projetam dias sombrios para o transporte de grãos em Rondônia para as próximas safras, se a BR 364 não for restaurada e duplicada, principalmente nos trechos mais críticos, entre os municípios de Vilhena e presidente Médici, Jaru e Ouro-Preto do Oeste, inclusive com a possibilidade de um colapso total no sistema de transportes de cargas com prejuízos incalculáveis. A Rede TV! Rondônia, no próximo sábado (28) apresentará no programa “Campo e Lavoura” que irá ao ar das 7h às 8h, uma reportagem realizada pelo jornalista, José Luiz Alves, com imagens e depoimentos mostrando, que ao completar 60 anos a BR 364, merece uma atenção especial dos políticos rondonienses e do governo federal
Sinalização – Medida acertada a do titular da Secretaria Municipal de Trânsito (Semtran) de Porto Velho, Ronaldo Flores, de iniciar um amplo trabalho de pintura (ou repintura) de faixas de pedestres, placas de sinalização (de solo e aérea), novos semáforos, lombadas nas ruas e avenidas de Porto Velho. Já é possível notar a ação da Semtran em vários pontos da cidade, o que é muito bom para organizar o trânsito. Rondônia a exemplo de outros Estados do Norte tem, apenas duas estações climáticas (verão-seca e inverno-chuva) e, como estamos no final (felizmente) do período de seca, pintar, principalmente faixas e lombadas é importante, pois o trabalho é bem mais difícil –e complicado– na época de chuvas.
Sinalização II – É fundamental e da maior importância, que Ronaldo Flores retome a fiscalização em pontos estratégicos, não somente para multar os infratores, como em passado recente, mas orientar e organizar o complicado trânsito da capital. Em casos extremos multar e até apreender veículo, se for o caso são necessários. Os agentes de trânsito, que já trabalharam na área durante um bom período, só não foram eficientes, porque um deles, que tinha um cargo acima dos demais, se achava o dono da verdade e acabou criando situações embaraçosas para a categoria e com motoristas e motociclistas. Um trabalho organizado, com apoio e orientação da Polícia Militar (PM) certamente contribuirá para a organização do trânsito em Porto Velho, inclusive punindo os irresponsáveis, que não respeitam a sinalização e os limites de velocidades.
Hipótese? – Estranha a Nota Pública do partido Solidariedade sobre a intenção de o governo do Estado. Na Nota, o presidente estadual da sigla e superintendente do Sebrae-RO, Daniel Pereira, manifesta preocupação com a intenção de o governo do Estado, “em gastar R$ 900 mil a título de reforma e equipamentos na residência oficial do Estado”. O que questionamos é uma parte do texto do documento: “essa notícia, se verdadeira, é preocupante, pelo fato de ser sabido por todos que o atual governador e família sequer ocupam a residência oficial...”. Se não há certeza de a notícia ser verdadeira, por que a nota? Os gastos são realmente contestáveis, mas acreditamos que houve precipitação em emitir uma “nota” sobre uma informação, que não se sabe se é verdadeira ou não.
Linha P-42 – O vice-presidente da Assembleia Legislativa (Ale), deputado Jean Oliveira (MDB-PVH) está há dias no interior do Estado percorrendo vários municípios. Na última semana esteve em Rolim de Moura onde participou de evento esportivo e, na segunda-feira (23) em companhia de uma equipe da Energia, empresa que distribui a energia elétrica no Estado marcou presença na Linha-42, em Alta Floresta do Oeste. Os produtores rurais querem a mudança da rede elétrica de monofásica para trifásica, que é mais eficiente, de melhor qualidade e que atende melhor as necessidades dos equipamentos utilizados pelos moradores. A Energisa irá realizar um estudo técnico e Jean assumiu compromisso de acompanhar o processo na empresa, pois eletricidade eficiente é a certeza de “produção de qualidade e custos reduzidos”, diz o parlamentar.
Respigo
Idosos com 70 anos ou mais, que foram vacinados há seis meses ou mais, receberão a terceira dose da vacina contra o coronavírus a partir do dia 20 do próximo mês de setembro. O anúncio foi feito hoje (25), pelo Ministério da Saúde, pasta comandada pelo ministro Mário Queiroga +++ Uma senhora (sic) muito mal-educada, despreparada, usando uma blusa do Sindsaude deu um espetáculo de ignorância na manhã de hoje (25) numa lotérica na Avenida 7 de Setembro, em Porto Velho, que até merece registro. Como a caixa não pode atendê-la no que ela solicitou, porque a Caixa, não permite que as lotéricas façam esse tipo de operação, ela passou a ofender a funcionária demonstrando total despreparado para a função e deixando as pessoas que estavam no local indignadas+++ A direção do Sindsaude deve chamar a atenção da incompetente senhora (sic). O Sindsaude é um dos sindicatos mais atuantes no Estado e não merece empregar certas pessoas.