Por Assessoria/Prefeitura
Publicada em 30/08/2021 às 13h04
Nesta segunda-feira, 30, a partir das 9h, a Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) realiza atendimentos itinerantes na comunidade de Nova Conquista, a cerca de 60 km de Vilhena, com o objetivo de atualizar o Cadastro Único (CadÚnico) e a pesagem obrigatória do Bolsa Família. Os atendimentos serão realizados na Escola Municipal Maria Paulina.
Rafael Reis, secretário municipal de Assistência Social, enfatiza que estes atendimentos são para facilitar o acesso dos moradores aos serviços da Prefeitura. “Buscamos levar os serviços da Semas para quem precisa, e indo até as comunidades é uma das maneiras que encontramos de alcançarmos mais pessoas. Muitos têm dificuldade de se deslocar ou trabalham durante o período de atendimento em Vilhena, então vamos até os bairros distantes ou comunidades fora da zona urbana para poder ajudar”, explica Rafael.
A assistente social e vice-prefeita Patrícia da Glória, aponta como serão os atendimentos da Semas. “Para a pesagem obrigatória do Bolsa Família, no dia, devem ser pesadas as crianças de 0 a 6 anos e meninas a partir do primeiro ciclo menstrual. Então é necessário apresentar documento pessoal com foto, cartão do SUS e cartão de vacinação da criança. Também vamos realizar a atualização do Cadastro Único, que deve ser feita sempre que houver alteração nas informações familiares, como endereço, renda, composição familiar, documentação do responsável e série escolar, em caso de mudança de escola das crianças ou adolescentes”, lembra Patrícia da Glória.
A Semas reitera que o cadastro é fundamental para realizar a coleta de dados e informações, para poder identificar as famílias de baixa renda existentes, para a inclusão em programas de assistência social e de redistribuição de renda. Manter o CadÚnico atualizado evita que a família possa perder os benefícios sociais que recebe, como por exemplo, o Bolsa Família.
PERFIL DOS BENEFICIADOS – Hoje há 12.938 famílias vilhenenses inseridas no Cadastro Único do Governo Federal, que é o registro de pessoas que recebem algum tipo de benefício do Governo. Destas 2.807 famílias recebem o Bolsa Família em Vilhena. Somente no último mês de julho, foram pagos pela União R$ 147 mil pelo Bolsa Família na cidade, com valor médio de R$ 52,5 por família. De acordo com o Ministério da Cidadania, há 7.982 famílias no município com renda de até meio salário mínimo por mês.
Mais informações podem ser conseguidas pelo WhatsApp institucional da Prefeitura de Vilhena, 3919-7081 ou pelo telefone específico para o assunto, da Semas, 3321-1232, que atende de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h.