Por Cleuber Rodrigues Pereira/Secom
Publicada em 23/09/2021 às 11h04
O Governo de Rondônia, por meio da Fundação Cultural do Estado (Funcer) apresenta nesta sexta-feira (24), às 17 horas, a 8ª edição do projeto “Café no Museu”, com transmissão pela página oficial da Fundação no Facebook.
O Poder Executivo tem feito importantes investimentos no setor e ampliado a participação de artistas e intelectuais rondonienses nos projetos amparados pela Lei Aldir Blanc.
De acordo com Liliane Sayonara, diretora do Museu da Memória Rondoniense (Mero), trata-se de um projeto numa linha de vanguarda que consiste em um bate-papo com convidados para o debate de diferentes temáticas a cada mês, por meio de lives. Ela explicou que, neste mês, por exemplo, aproveitando a temática da 15ª primavera de museus – Museus: Perdas e Recomeços – e a participação do Mero no evento, será discutido o processo de preparo da mostra temporária, elaborada para a comunidade acessar.
Nesta edição do projeto “Café no Museu”, na sexta-feira, segundo informações da diretora, o bate-papo vai contar com a participação das chefes de equipes do Mero, professora e arqueóloga, Laura Nisinga Cabral, e a bibliotecária Jennyfer Martins de Sena, que estarão pontuando a concepção da mostra e curadoria do acervo.
Sayonara explicou que, como iniciativa do Mero, o “Café no Museu” visa aproximar, virtualmente, o seu público. Iniciou como atividade durante as medidas restritivas e deve continuar devido à dimensão de seu alcance. “Aqui conversamos sobre futebol, sobre pessoas que passaram pelo museu, sobre patrimônio e identidade cultural, mas, mais que isso, conversamos com a nossa gente sobre a nossa gente”, disse.
MUSEU RONDONIENSE
Localizado na antiga sede do Governo, Palácio Presidente Vargas, o Museu da Memória Rondoniense é uma iniciativa do Executivo Estadual, que visa fomentar a produção e o resgate das manifestações históricas e culturais do Estado por meio do espaço museal. A sede reúne os acervos do Museu Estadual de Rondônia, as obras de artes do Estado e o Centro de Documentação Histórica.
Com uma programação planejada, o espaço apresenta também exposição temporária e de longa duração. Os acervos, documentos e obras estão disponíveis para consulta e pesquisa ao público em geral. O Museu conta ainda com um laboratório de análise arqueológica, sala de pesquisa, salas de exposição e auditório. Este espaço agrega não só acervos históricos e pré-históricos, bem como a cultura e a memória do Estado.