Por Assessoria/Prefeitura
Publicada em 28/09/2021 às 10h11
Ao encerrar o curso gratuito de produção caseira de bolos e confeitaria, na última quinta-feira, dia 23, no Centro Comunitário Pedro Cantelli, a Prefeitura de Pimenta Bueno através da Secretaria Municipal de Assistência Social e Trabalho – SEMAST de Pimenta Bueno em parceria com o Senar Rondônia, proporcionou o aprendizado de uma nova função, como forma de incentivo à capacitação das mulheres inscritas no Cad-único para que, assim, estejam aptas à competitividade do mercado de trabalho ou, até, para a ampliação da renda familiar de forma autônoma.
De acordo com a instrutora do curso, Valdineia da Costa, as aulas foram proveitosas “Foi muito bom trabalhar com a parceria da Secretaria de Assistência Social e Senar, pois pude ensinar todas essas mulheres que estavam com muita necessidade nessa área a aprender confeitaria para ter uma renda familiar. Durante o curso trabalhamos para que elas possam ter bastante renda, tanto com os bolos confeitados quanto os bolos de lanches do dia a dia como por exemplo os bolos de mandioca, abobora, cenoura, fubá, milho, laranja e chocolate. Foi muito proveitoso, espero voltar mais vezes.” Afirmou a instrutora.
Para a aluna Gisele Nascimento é uma ótima oportunidade para trabalhar e ter uma renda extra, “Nós aprendemos muitas coisas e a ideia é seguir a diante com os aprendizados e conseguir ter uma renda extra”. Já para a aluna Cleiciane Pereira o curso inovou ensinando desde a preparação do leite condensado à confeitaria. “Algo que é bem interessante que é o Leite Condensado, quase ninguém sabe fazer e tivemos a chance de aprender nesse curso. Desde bolos confeitados a bolos mais caseiros. Agora é praticar, e já vou inserir essas técnicas no bolo de aniversário da minha filha”.
Luana Pereira Pitanga é aluna do curso e se emocionou ao dar seu depoimento, compartilhou as dificuldades que vive, de acordo com ela, portas se abrirão com os ensinamentos adquiridos. “Este curso foi de extrema importância pois já estava desesperada sem ter o que fazer, eu tenho uma filha autista, não tenho com quem deixar ela e nem condições de pagar alguém que possa cuidar enquanto eu estiver fora diariamente, portanto trabalhar fora de casa é muito mais difícil pra mim. Nunca soube fazer bolo, e com esse treinamento, pude aprender vários tipos de bolos, encontrei neste curso uma possibilidade de trabalhar em casa, ter uma renda e ainda cuidar da minha filha. É a oportunidade que sempre quis e hoje está se tornando realidade.” Afirmou Luana.
Durante a cerimônia de encerramento, a secretária de Assistência Social e Primeira dama do município Cíntia Araújo, reforçou a importância de cursos como este. “Hoje encerra-se o curso de produção caseira de bolos e confeitaria, foram 4 dias de muitos aprendizados, estamos muitos felizes em ver essas mulheres empolgadas, vidradas em cada ensinamento da Instrutora Valdineia, queremos agradecer a parceria do Senar em nome do Sr. José pela realização do curso em nosso Município. O objetivo desse curso é ofertar novas oportunidades para essas mulheres que estão cadastradas no Cad-Único a compor a renda familiar, transformando suas vidas, dando a elas possibilidades de gerar novos rendimentos financeiros e também que elas possam fazer bolos para a celebrar o aniversários dos seus filhos.” Concluiu.