Por Waldir Costa / Rondônia Dinâmica
Publicada em 23/09/2021 às 15h06
PSL – Estranho o comportamento do diretório nacional do PSL, que tem como presidente o deputado federal Luciano Bivar (PE), com a nomeação esta semana do governador Marcos Rocha, presidente do partido em Rondônia. Rocha foi eleito em 2018 pelo PSL. Depois por divergências com o deputado federal coronel Chrisóstomo Moura deixou a agremiação. O presidente Jair Bolsonaro, também foi eleito pelo PSL, e está sem partido. Normalmente quem assume a presidência regional de um partido político é o deputado federal, caso a legenda, no Estado, tenha algum exercendo o mandato. Rondônia tem o coronel Chrisóstomo.
Padovani – Em junho último o secretário de Estado da Agricultura-Seagri, Evandro Padovani, mesmo sendo suplente de deputado federal, pelo PSL foi nomeado presidente do diretório regional em Rondônia. Chrisóstomo, mesmo sendo deputado no exercício do mandato não foi convocado para assumir o cargo. Agora o governador Marcos Rocha retorna ao partido e já na condição de presidente do diretório regional. Rocha é candidato à reeleição nas eleições de novembro do próximo ano e não se tem dúvida, que o seu candidato a deputado federal é Padovani. Provavelmente o coronel Chrisóstomo deverá anunciar a sua saída do PSL nos próximos dias e assinar filiação em uma nova agremiação partidária para concorrer em 2022, já que ele é candidato à reeleição, E durma-se com um barulho desses.
Vacinação – Poucos municípios brasileiros estão em fase tão adiantada na vacinação contra o coronavírus, que Porto Velho. Pessoas com idade acima de 12 anos já estão recebendo a primeira dose e idosos, com idade superior a 70 anos e que tenha recebido a segunda dose há 120 dias estão sendo disponibilizadas a terceira dose. O prfeito Hildon Chaves (PSDB), que no início da pandemia anunciou a compra de vacinas de forma direta, que posteriormente não ocorreu, e felizmente sem prejuízo para o município. Porto Velho tem como meta concluir a vacinação de toda a população até o próximo mês dezembro.
Parceria – O trabalho conjunto da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) da capital com a Escola do Legislativo (EL), que pertence à Assembleia Legislativa (Ale) certamente dará mais celeridade ao processo de vacinação. A partir da próxima segunda-feira (27), pessoas poderão ser vacinadas (1ª, 2ª, e 3ª, doses) na Escola do Legislativo, que fica na rua Major Amarante, 360, final da rua Duque de Caxias, em área bem próxima ao centro da cidade. A vacinação ocorrerá das 8h30 às 16h30 (segundas-feiras às quintas-feiras). Nas sextas-feiras será pelo sistema drive-thru, utilizando o estacionamento da escola, com entrada pela Duque de Caxias e saída pela Pinheiro Machado. “É a escola dos parlamentares estaduais dando a sua parcela de colaboração no combate ao coronavírus”, disse o seu diretor-geral, Fábio Ribeiro.
PT – Caso realmente o presidente regional do PT em Rondônia, ex-deputado federal Anselmo de Jesus seja o candidato do partido nas eleições de 2022, a sigla terá condições de ampliar sua representatividade política no Estado. Hoje o PT tem o deputado estadual Lazinho da Fetagro, mas que está de saída do partido. Ele não quer ficar e o PT não quer que ele fique. Anselmo concorrendo ao governo, o servidor público Ramon Cujuí, que foi candidato a prefeito de Porto Velho em 2020 tem enormes chances de se eleger deputado federal e o oftalmologista Lhano Fernandes, que foi candidato a vice tem condições de se eleger deputado estadual e também a ex-vereadora de Ji-Paraná, Cláudia de Jesus, que é filha de Anselmo. O PT teria dois nomes fortes à Assembleia Legislativa e um à Câmara Federal. As chances são reais de eles se elegerem.
Respigo
Funcionando bem o transporte coletivo de Porto Velho. Hoje a pessoa paga R$ 2 pela passagem, caso tenha o cartão COM Card +++ Sem o cartão o preço da passagem é de R$ 4,05. A prefeitura subsidia como forma de garantir o deslocamento das pessoas de menor poder aquisitivo que depende do transporte +++ Tempo fechado em Porto Velho desde as primeiras horas da manhã com expectativa de muita chuva e vento. Apesar do céu carrancudo, não choveu e não ventou, mas demorou para o sol se manifestar +++ Trânsito dos mais complicados na avenida Jorge Teixeira, no trecho em que ela se transforma na BR 429 na área urbana de Porto Velho. Estão sendo executados serviços de recapeamento pelo Dnit, mas em organizar o trecho, que é muito movimentado são constantes os engarrafamentos, mais na região da rotatória na ligação com a avenida Imigrantes +++ Sinalização antes da rotatória e a presença da Polícia Rodoviária Federal (PRF) para organizar o trânsito seriam bem-vindos. Mas tudo depende de quem chegar primeiro ou for mais ousado, pois organização não existe.