Por Waldir Costa / Rondônia Dinâmica
Publicada em 17/09/2021 às 15h05
Vacinação – A partir de hoje (17) a Prefeitura de Porto Velho inicia a vacinação da terceira dose da vacina contra o covid-19. As pessoas devem procurar o IG Shopping (Supermercado Irmãos Gonçalves) da Zona Leste das 14h às 18h e o Porto Velho Shopping (14h às 21h) para receber a terceira dose da vacina, da maior importância às pessoas vacinadas nas duas campanhas anteriores, não importando qual a marca. O problema é que a vacinação é para pessoas acima de 70 anos e que já tenha recebido a segunda dose no mínimo há seis meses. A procura pela terceira dose da vacina deve ser baixa, pois não foram muitas as pessoas, acima de 70 anos, que receberam a segunda dose há no mínimo seis meses. A maioria foi vacinada com a segunda dose em abril último.
Índios – O programa (matchfunding) de ação comunitária da Energisa, empresa distribuidora de energia elétrica em Rondônia, onde a cada real doado pelo colaborador a empresa doa a mesma quantidade, atendeu há dias a aldeia Uru-Eu-Wau-Wau de Tarilândia, distrito de Jaru. 92 cestas básicas foram distribuídas às famílias indígenas, já na segunda etapa. A iniciativa da empresa faz parte do movimento Energia do Bem, criado pela empresa e com a finalidade de viabilizar ações emergenciais para situações como o covid-19 com apoio dos colaboradores. A ação resultou na compra de 29 toneladas de alimentos. Para quem recebe, devido a sua enorme importância social é uma luz no fim do túnel...
Deputados – Nas eleições de 2014 a renovação na Assembleia Legislativa (Ale) foi de 70%. Quatro anos depois, em 2018, a atual, foi menor, de 50%. A expectativa dos pretendentes a um dos 24 cargos no legislativo estadual é que a renovação nas eleições gerais do próximo ano será superior a 50%. Por isso a mobilização já é grande na maioria das câmaras de vereadores das cidades de maior porte, como Porto Velho, Ji-Paraná, Cacoal, Jaru, Ouro Preto do Oeste, Vilhena, Pimenta Bueno, Rolim de Moura. Em Porto Velho, por exemplo, o atual presidente do parlamento mirim, Edwilson Negreiros (PSB) é um nome em ascensão e de força eleitoral para reivindicar uma vaga na Ale. É normal a busca de cargos mais relevantes, à medida que o político ganha consistência junto ao eleitorado. Negreiros é um deles.
Vereador – O PDT e o PT, partidos considerados grandes no círculo político não têm representantes na câmara de vereadores de Porto Velho, composta por 21 membros. Os partidos não elegeram vereador na capital em 2020 e também em 2016. Nas eleições em que o prefeito-reeleito de Porto Velho, Hildon Chaves se elegeu pela primeira vez (2016), praticamente como um “azarão”, como se diz no turfe, a ex-vereadora Ana Negreiros, do PDT, que tinha uma reeleição garantida foi levada pelo partido a concorrer como vice do prefeito Mauro Nazif (PSB), hoje deputado federal, eleito em 2018 e ficou sem mandato. Ana era uma liderança política em ascensão do PDT na capital, mas ignorou a reeleição para concorrer a vice. Ficou pelo meio do caminho, porque Nazif não chegou nem ao segundo turno.
Federal – Em Ariquemes a disputa pelas oito vagas a deputado federal nas eleições de 2022 tem nomes expressivos e bons de votos. Dois deles já são suplentes de federal e receberam nas eleições 28.577 votos (Tiziu Jidalías-Solidariedade) e 26.566 (Lucas Follador, do DEM. O ex-prefeito Thiago Flores, hoje no PRB, mesmo partido do presidente da Ale, Alex Redano, que também é de Ariquemes, já adiantou, que será candidato a federal no próximo ano. Na sua passagem pela Prefeitura de Ariquemes deixou marcas de bom administrador e não concorreu à reeleição, com muitas chances de sucesso, porque já planejava uma candidatura a federal, que deverá ser fortalecida com apoio de Redano e da prefeita, esposa do presidente da Ale, Carla, do Patriota. Quem viver verá...
Respigo
Amanhã (19) será desenvolvido o Projeto Rio Limpo, a partir das 8h em Candeias do Jamari, organizado pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente-Semam. O secretário Wilson Arteaga, o popular “Café” está convidando os voluntários para o início dos trabalhos e aplicar o projeto “Conscientização: preservar e se cuidar – reciclar e recriar” que será desenvolvido nos rios Preto e Candeias +++ A Escola do Legislativo, braço educacional da Assembleia Legislativa (Ale), a partir da próxima segunda-feira (20) estará retomando à normalidade e funcionando em dois períodos (7h30 às 12h30 e das 12h30 às 18h30). O comunicado foi feito hoje (17) no grupo de WhatsApp da escola pelo diretor-geral, Fábio Ribeiro +++ Em breve serão retomadas as aulas presenciais. A escola oferece dezenas de cursos de aprimoramento aos servidores públicos e as vagas excedentes são oferecidas à comunidade +++ Os cursos de Informática e Digitação estão entre os mais procurados. Além de receber certificado de conclusão, os alunos doam, voluntariamente uma lata de leite, para o Banco de Leite da escola, que posteriormente distribui a entidades de cunho social.