Por Alexandre Almeida/Secom
Publicada em 23/09/2021 às 11h50
O Governo de Rondônia, por meio do Instituto de Pesos e Medidas (Ipem-RO), iniciou nesta semana a verificação de balanças rodoviárias pelo interior do Estado. Os trabalhos iniciaram com fiscalização na cidade de Jaru. A apuração tem o objetivo de conferir as balanças rodoviárias utilizadas por empresas de diversos segmentos para medir de forma precisa o peso de grandes cargas.
A fiscalização é realizada em balanças de diversas empresas dos seguintes setores: agroindústria, frigoríficos, recicladora, recebimento de grãos, insumos agrícolas, dentre outros. Após a realização dos testes, as balanças aprovadas recebem o selo do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), juntamente com um lacre e certificado de verificação.
A investigação das balanças deve ser executada anualmente pelas equipes de fiscais do Ipem para averiguar diversos pontos como: nivelamento, a superfície na qual a balança está instalada dever ser plana e resistente; presença do selo de verificação e da placa de identificação com informações sobre o fabricante, modelo, consumo médio de energia, faixa de temperatura, carga máxima e mínima; entre outros.
Para o presidente do Ipem, Aziz Rahal Neto, a apuração das balanças garante maior confiabilidade à sociedade. “O caminhão munck está se deslocando ao interior para a realização dos serviços de verificação. Como somos um Estado produtor, a vistoria trará maior credibilidade e confiabilidade na negociação entre o produtor e a indústria na utilização do popular balanção,conforme solicitação do governador Marcos Rocha, para que ocorra a justa comercialização dos produtos”.
De acordo com o diretor técnico do Ipem, Waldir Tschurtschenthaler Costa, a regulamentação orienta que todas as balanças utilizadas para transações comerciais devem cumprir determinadas exigências para obter o selo do Inmetro. “Esses requisitos garantem que nenhuma das partes envolvidas tenha prejuízo na compra ou venda de um produto medido pelo peso”.
O consumidor que encontrar ou suspeitar de alguma irregularidade, pode informar à Ouvidoria do Ipem, pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone 0800 647 7277.